FAI UFSCar faz parceria com o IFSP para gerenciamento de editais

QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2025 FAI UFSCar faz parceria com o IFSP para gerenciamento de editais

A experiência da FAI UFSCar na execução e no gerenciamento de projetos com recursos das mais diversas fontes, foi um dos pontos que fizeram com que a Fundação fosse procurada pelo Instituto Federal São Paulo (IFSP), para a gestão administrativa e financeira de dez projetos, por meio de emendas parlamentares, no âmbito do Programa de Apoio à Ciência e Tecnologia (PACTec) do IFSP.

Os recursos serão utilizados para a implementação de editais para a contratação de bolsistas dos cursos de graduação do IFSP para atuarem em projetos de pesquisa, inovação e extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento em 35 campi do IFSP, beneficiando 373 estudantes.

Roziane Loureiro Barbosa, Gerente de Projetos da FAI UFSCar, explica que as áreas de Projetos, Gestão de Pessoas e Secretaria Institucional da Fundação atuaram diretamente na viabilização da parceria. “Apesar de não atuarmos na captação de recursos, desempenhamos o papel de entender o formato de execução das emendas, suas restrições, obrigações e nos organizar para recebê-las, orientando a equipe do IFSP sobre o tema”, conta.

“O papel da Fundação também é o de proporcionar ações de inclusões aos estudantes. Iniciativas que levem ao incremento de ações de pesquisa e que refletem, diretamente, no ensino e capacitação dos alunos, são fundamentais e nos traz propósito. A equipe FAI UFSCar tem tratado as ações de execução destes projetos com extrema atenção e buscando máxima agilidade dado o impacto que refletirá em mais de 300 alunos”, complementa Roziane.

Além disso, a FAI UFSCar gerenciou também todos os trâmites referente a publicação dos editais dos processos seletivos para a implementação das bolsas para estudantes envolvidos no Programa.

Márcio Henrique Okusu,  Supervisor de Projetos da FAI UFSCar, reforça a importância da estrutura da Fundação para viabilizar a execução desses projetos, atuando como ponte entre o IFSP e os recursos públicos. “Sem a fundação, seria muito mais difícil operacionalizar a aplicação das emendas parlamentares, o que poderia comprometer a oferta de bolsas e o desenvolvimento dos projetos no IFSP”, comenta.

Foto: Divulgação IFSP