O Observatório Mulheres da UFSCar está com edital aberto para a seleção de estudantes de graduação da UFSCar que se identificam com o gênero feminino, com prioridades para ingressantes por ações afirmativas e/ou mulheres negras, indígenas, trans, com deficiência ou atípicas/neurodivergentes, para atuação no projeto "Observatório Mulheres: Quem somos, o que queremos? Mulheres, pesquisa e sociedade.
Para participa do processo seletivo é preciso dispor de doze horas semanais para dedicação ao projeto; apresentar, na carta de interesse, experiências prévias que justifiquem sua adesão à temática do projeto. É desejável ter participação ou atuação prévia em movimentos sociais ou coletivos relacionados às temáticas do projeto (gênero, direitos das mulheres, direitos LGBTQIAP+, questões étnico-raciais), entre outras.
O processo seletivo será realizado a partir da análise do currículo e documentação, conforme descrito em edital. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico (disponível neste link), até o dia 21 de julho de 2025. A publicação dos resultados preliminares será realizada no dia 31 de julho de 2025.
As pessoas selecionadas terão como atividades planejar a produção e a circulação de conteúdos digitais multimídia (textos, vídeos, cards, podcasts, materiais gráficos) e colaborar com a divulgação das atividades; organizar, sistematizar e analisar dados de comunicação e mapeamento, colaborando na produção de materiais analíticos como relatórios, infográficos, dossiês e textos institucionais; elaborar relatórios reflexivos e analíticos sobre as atividades desenvolvidas e participar das reuniões de planejamento, avaliação e formação, contribuindo com sugestões, registros, organização e construção coletiva das atividades.
O valor mensal da bolsa de graduação será de R$ 600,08 com duração de doze meses, a serem implementadas a partir de setembro de 2025.
Foto: Walter Milaneto