A "Feira de Oportunidades UFSCar: Aproximando Universitários e Empresas" registrou a presença de três mil pessoas. Espaço de conexões, desenvolvimento profissional e possibilidades de parcerias entre estudantes, profissionais e empresas, a Feira, que aconteceu na última quarta-feira (6/11), é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad).
Uma das novidades foi o estande da Alumni UFSCar. A ideia foi aproveitar o evento para divulgar a plataforma dedicada a promover a interação entre ex-alunos e ex-alunas da Universidade. Na ocasião, a equipe do Naiipee efetivou o registro de 350 novos cadastros, entre estudantes, servidores e empresas, ampliando a comunidade que integra a plataforma Alumni UFSCar.
A gestão da plataforma é realizada pelo Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (Naiipee), da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI UFSCar), em apoio à Política de Egressos e Egressas da Universidade, recentemente aprovada pelo Conselho Universitário.
O coordenador da Feira e de Oportunidades e de Estágios e Mobilidade da ProGrad, Fernando Petrilli, explica que esta edição também contou com a participação de estudantes dos outros três campi: Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino. “Estamos muito contentes com o resultado do esforço deste ano. Chegamos à nossa vigésima primeira edição, com algumas novidades, e é preciso agradecer o empenho de toda a equipe que participou da organização”.
De volta à Casa
A Alumni UFSCar também colaborou com a organização da palestra de encerramento, "Inspirando Novas Gerações: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Mais Justo." Conduzida por Sonia Guimarães, ex-aluna da UFSCar e professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a palestra contou com a mediação das jornalistas Alessandra Kuba e Monyse Damasceno, que integram a equipe do Naiipee FAI UFSCar.
Sonia Guimaraes, a primeira mulher negra a obter o título de doutora em Física, graduada em 1979, estava animada e feliz com o reencontro. “Eu estou muito impressionada com crescimento territorial do Campus. Quando eu me formei, a parte construída era do lago até a entrada Sul. E ao voltar hoje, percebi o quanto a Universidade se consolidou”, destacou.
A Reitora da Universidade, Ana Beatriz de Oliveira, marcou presença na atividade de encerramento da Feira. Ela parabenizou a equipe organizadora e agradeceu a presença da professora Sonia Guimarães, o apoio da FAI e da plataforma Alumni UFSCar. “É uma honra para nós recebermos você novamente na Universidade. Estou feliz por termos conseguido trazê-la”, destacou Ana Beatriz ao se referir à presença da egressa e docente do ITA na programação.
Esforço integrado
A presença da FAI, por meio da plataforma Alumni UFSCar, na Feira de Oportunidades é resultado de um esforço conjunto de muitas mãos. Para colocar o estande de pé, por exemplo, o Naiipee contou com o apoio dos setores de Compras, Finanças e Contabilidade e de Gestão de Pessoas.
“A existência do estande, a produção de brindes para as pessoas que efetivaram os cadastros na plataforma e a coorganização da palestra da professora Sonia Guimarães foram possíveis porque nós, da Gerência de Comunicação, contamos com o esforço e empenho coletivo e institucional das pessoas que trabalham na FAI. Acabo de chegar à Fundação e fiquei muito emocionado com o que acredito ser um sentimento que chamo de solidariedade institucional”, destaca Marcílio Lana, gerente de Comunicação da Fundação.
“Na mídia”
A importância da feira para a região, por fomentar oportunidades de interação direta com representantes, além de vagas e palestras sobre o mercado de trabalho, foi destaque na mídia regional, em uma cobertura realizada pela EPTV, afiliada da Rede Globo, que também destacou o trabalho realizado pela Alumni UFSCar. Confira a reportagem na íntegra neste link.
A equipe do Naiipe ainda está preparando um minidocumentário sobre o encontro entre a professora Sonia Guimarães e estudantes da Comissão Organizadora da Semana de Física. Em conjunto com alunos e alunas, foi promovida uma visita, recheada de muita conversa, entre a egressa da UFSCar e futuros e futuras cientistas.
Foto: Marcílio Lana