Última semana para se inscrever na Chamada Pública 2023 da Rádio UFSCar

SEXTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2023 Última semana para se inscrever na Chamada Pública 2023 da Rádio UFSCar

A Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa, recebe propostas de programas para a grade de 2023 até o dia 10 de fevereiro. Realizada desde 2014, a Chamada Pública amplia a participação da comunidade no veículo de comunicação. "Essa é a oportunidade para quem sempre quis ter um programa de rádio. Qualquer pessoa, a partir de 18 anos, vinculada ou não à Universidade, pode participar e propor ideias. Essa democratização da comunicação faz parte da história da nossa emissora desde a fundação, há 15 anos", ressalta Diego Doimo, Diretor Artístico da Rádio UFSCar.

O Edital da Chama Pública da Rádio UFSCar conta com duas categorias: Programas Independentes, inteiramente realizados pelo proponente, que deverá enviar a gravação em formato digital já editado; ou Coproduções da comunidade universitária (estudantes e servidores) em parceria com a emissora, caso em que a gravação e a edição serão realizadas pela Rádio UFSCar, ficando a cargo do produtor o conteúdo e a locução. As propostas para compor o acervo da programação, com possibilidade de serem transmitidas no próximo ano, podem ter formatos variados - jornalístico, de entrevistas ou discotecagem, por exemplo, com temas livres e duração diversa - pode ser um programa semanal, mensal ou mesmo uma única edição especial - desde que atendam às diretrizes do projeto editorial do veículo, disponível www.radio.ufscar.br.

"Com o objetivo de estimular a diversidade na ocupação desse espaço público e democrático de comunicação, pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, mulheres, transgêneros, pessoas não-binárias e pessoas com deficiência terão acréscimo na pontuação no processo seletivo", destaca Mariana Luz, diretora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar. Uma comissão julgadora irá analisar o material enviado de acordo com os critérios definidos pelo Edital, como relação da proposta com a área de atuação, originalidade, capacidade de produção e de comunicação, currículo e relevância social. A Comissão será composta por um docente da universidade e representantes da própria CCS, da Pró-Reitoria de Extensão, do Instituto da Cultura Científica (ICC) e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar - responsável pela concessão da emissora educativa.

Os interessados podem ler o Edital da Chamada Pública disponível em www.radio.ufscar.br/chamadapublica e preencher o formulário, até o dia 10 de fevereiro. As propostas selecionadas serão veiculadas a partir de abril de 2023. A Rádio UFSCar pode ser sintonizada em 95,3 FM, para São Carlos e região, e pelo aplicativo ou pelo site www.radio.ufscar.br em qualquer lugar do mundo.