Rádio UFSCar 95,3 FM tem programação especial para celebrar Dia Nacional do Rádio

SEXTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2022 Rádio UFSCar 95,3 FM tem programação especial para celebrar Dia Nacional do Rádio

Para celebrar os 100 anos do Rádio no Brasil e o Dia Nacional do Rádio, comemorado em 25 de setembro, a Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem veiculado ao longo deste mês cem episódios do documentário produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que resgata a história da radiotransmissão no país, com seus principais personagens e diversas curiosidades dos bastidores da atividade. Cada capítulo conta com 5 minutos.

“Temos contado a história da Rádio UFSCar, que acabou de completar 15 anos no ar, e agora também estamos recontando a história deste veículo, que foi o primeiro voltado à comunicação de massas e até hoje é uma fonte acessível, gratuita e ininterrupta de entretenimento, informação e educação, em benefício de todos os brasileiros” relata Diego Doimo, Diretor Artístico da Rádio UFSCar.

O Dia Nacional do Rádio é celebrado em 25 de setembro, pois foi nesta data que nasceu Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no Brasil, ocorrida em 7 setembro de 1922, na comemoração do Centenário da Independência Brasileira. Na ocasião, uma estação foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto também fundou a primeira emissora oficial de rádio do país, a Rádio Sociedade, a atual Rádio MEC.

Além da veiculação dos episódios do documentário, a programação da Rádio UFSCar neste domingo, dia 25, ainda conta com os programas 'Vida no Campo', Mexendo com a Língua', 'Papo no Auge', Tempero do Samba', Sério Sapiens', Tela em Transe', 'Voz Indígena', 'Destino Coréia do Sul' e 'Rádio Vortex'. Confira a programação completa e ouça a emissora educativa em www.radio.ufscar.br, em qualquer lugar do mundo, ou em 95,3 FM para São Carlos e Região.