Inscrições abertas para MBA em Gestão e Tecnologias da Sustentabilidade

SEXTA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2022 Inscrições abertas para MBA em Gestão e Tecnologias da Sustentabilidade

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação MBA em Gestão e Tecnologias da Sustentabilidade, ofertado pela UFSCar. Realizada nas modalidades híbrida, com aulas presenciais no Campus Sorocaba, e a distância, com a maior parte das atividades em interação ao vivo, a grade curricular da especialização é baseada no desenvolvimento produtivo e de serviços, em tecnologias e na sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Dentre outros assuntos, as disciplinas tratam de planejamento e gestão ágil de projetos, análise de dados ambientais, como identificar impactos, além de medidas mitigadoras, compensatórias e conservação. Também são apresentadas tecnologias geoespaciais e métodos de interpretação de imagens de sensoriamento remoto. Ainda são abordados assuntos relacionados a coleta seletiva, tratamento de resíduos sólidos, reciclagem, reutilização e logística reversa, além das principais normas jurídicas brasileiras em matéria ambiental, com foco na responsabilidade administrativa, civil e criminal por possíveis danos causados, assim como licenciamento e compliance.

Ao longo do curso, os professores da UFSCar e profissionais do mercado de trabalho debatem temas atuais, como ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), e trazem boas práticas relativas a cronograma, custos, recursos, riscos e comunicação. Os estudantes ainda terão acesso a aulas sobre matemática financeira para valoração ambiental, indicadores econômicos, sobre a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e Segurança e Saúde do Trabalho. Também há módulos sobre o uso eficiente dos recursos naturais renováveis e recursos hídricos.

O início do MBA está previsto para março de 2022. No modo híbrido, aproximadamente 67% da carga horária é presencial, e ocorre no Centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade (CCTS) da UFSCar, em sábados alternados. Profissionais graduados que buscam capacitação em tecnologias focadas na sustentabilidade já podem se inscrever pelo site www.mbagts.ufscar.br, no qual há mais informações, como valores de investimento. Há condições especiais para inscrições em grupos com mais de cinco pessoas e ex-alunos da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail mbagts@ufscar.br.