UFSCar lança curso de Legislação, Licenciamento e Certificação Ambiental

SEXTA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2021 UFSCar lança curso de Legislação, Licenciamento e Certificação Ambiental

Estão abertas, até o dia 13 de agosto, as inscrições para a primeira turma do curso de aperfeiçoamento online em Legislação, Licenciamento e Certificação Ambiental, ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar. Pesquisadores e profissionais graduados (engenheiros, consultores, advogados etc.), do setor público ou privado, que desejam se atualizar e aprimorar suas competências com informações sobre leis, licenças, procedimentos de autenticação e gerenciamento de resíduos podem participar.

A grade curricular aborda questões relacionadas ao Direito, como o Código Florestal Brasileiro, a Política Nacional do Meio Ambiente e resolução de conflitos, além de tratar de impactos ambientais, bacias hidrográficas, poluição, reuso das águas e efeito estufa. Os profissionais formados estarão habilitados para conduzir processos de certificação e licenciamento ambiental de empreendimentos de diversos portes, bem como para a aplicação dos instrumentos de gestão de resíduos associados.

De acordo com os docentes do curso, a capacitação de profissionais especializados no controle de danos ambientais, por meio de mecanismos técnicos e legais, que supervisionem o uso dos recursos naturais, é cada vez mais importante para o desenvolvimento sustentável. Presentes em diversas áreas, assuntos como conservação, sustentabilidade, consumo, prevenção de danos ambientais, destinação correta do lixo, poluição, aquecimento global, dentre outros, são parte de diferentes debates sociais.

Com duração de 192 horas, as aulas teóricas e práticas, de aplicação imediata, acontecem aos sábados, durante um ano - até agosto de 2022, com total interação entre professores e alunos. Os interessados podem se inscrever pelo site www.licenciamentoambiental.ufscar.br. Na página há outras informações como corpo docente, estrutura do curso, calendário e investimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail posambiental.ufscar@gmail.com ou pelo Whatsapp (19) 97160-1416.