Calourada Virtual recebe ingressantes de 2021 com programação especial

QUINTA-FEIRA, 5 DE AGOSTO DE 2021 Calourada Virtual recebe ingressantes de 2021 com programação especial

Chegou o grande momento que muitos aguardavam, mais precisamente os quase 3 mil jovens que, a partir deste mês de agosto, iniciam seus cursos de graduação na UFSCar. E, para receber os ingressantes de 2021, a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), do Grupo de Trabalho (GT) - Planejamento e do Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre - UFSCar - Gestão Por Todos os Cantos), promove, entre os dias 9/8 e 13/8, a Calourada Virtual.

Realizada de forma totalmente remota, devido à pandemia da Covid-19, a Calourada Virtual foi construída para receber e acolher os ingressantes do próximo período letivo, bem como esclarecer dúvidas sobre o cotidiano da vida acadêmica.

Daniel Rodrigo Leiva, Pró-Reitor de Graduação, explica que o evento foi pensado de forma coletiva, em parceria com diversas unidades da UFSCar, com o GT - Planejamento e com o DCE, para proporcionar aos ingressantes uma programação articulada e que realmente seja esclarecedora e evidencie o que a Universidade tem a oferecer.

"Estamos muito felizes em receber os novos estudantes. É claro que gostaríamos que esse momento tão aguardado acontecesse presencialmente, mas entendemos que, diante do preocupante cenário da pandemia, ainda não é possível. Mesmo de forma online, tenho certeza que será uma bela Calourada, com muita informação para todos e todas", afirma o Pró-Reitor.

Um dos destaques da programação é a Aula Magna, no dia 11/8, às 15h30, com abertura da Reitora Ana Beatriz de Oliveira e do Pró-Reitor de Graduação, e que será ministrada pelo epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do Epicovid-19, Pedro Rodrigues Curi Hallal. A Aula marca o início do período letivo que será realizado no formato remoto de Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE). Confira aqui o calendário na íntegra.

Toda a programação será online e os ingressantes poderão acompanhar as atividades via plataforma Google Meet e em transmissões pelos canais oficiais da UFSCar, no YouTube, e do DCE Livre, no Facebook. O cronograma inclui debates, mesas-redondas, apresentações culturais e eventos promovidos pelas coordenações de curso.

As atividades a serem oferecidas pelas coordenações de curso, a partir de 9/8, serão enviadas diretamente aos ingressantes no endereço de e-mail informado no momento do requerimento de matrícula na UFSCar.

Confira a programação na íntegra e acompanhe as atividades!

10/8 (terça-feira)
Debate: "A universidade pública sob ataque e a política de desmonte dos direitos"
Abertura com a apresentação cultural "Bola de meia, bole de gude", Orquestra UFSCar
Local: Canal oficial @dcelivreufscar no Facebook
Realização: DCE Livre - UFSCar, com a presença da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEESP)

Mesa redonda: "Feminismos, Mulheres e Universidade"
Abertura com a apresentação cultural "Caburé Jazz Club", com o Quarteto de Jazz de discentes do Curso de Licenciatura em Música
Horário: 19 horas
Local: Google Meet. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível aqui no canal oficial @dcelivreufscar no Facebook
Realização: DCE Livre - UFSCar, com a presença do Coletivo de Mulheres da UFSCar

11/8 (quarta-feira)
Aula Magna: "A importância da ciência para o futuro do Brasil", ministrada pelo epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do Epicovid-19, Pedro Rodrigues Curi Hallal. Hallal possui graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela UFPel. Realizou estágio pós-doutorado no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Foi Reitor da UFPel entre 2017 e 2020. É docente associado da UFPel no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia. Coordena o Epicovid-19, maior estudo epidemiológico sobre o coronavírus no Brasil. É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios-fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade 1A do CNPq. É Editor-Chefe do Journal of Physical Activity and Health.
Realização: Pró-Reitoria de Graduação

Mesa-redonda: "Povos indígenas e Universidade"
Horário: 19 horas
Local: Google Meet. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível aqui e no canal oficial @dcelivreufscar no Facebook