Curso capacita professores a usarem atividades lúdicas para ensinar

SEXTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2021 Curso capacita professores a usarem atividades lúdicas para ensinar

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização Online "Formação Lúdica de Professores: Construindo Saberes e Fazeres da Prática Pedagógica", realizado pela UFSCar. Com o objetivo de propor novas e melhores maneiras de ensinar as crianças, a grade curricular promove a discussão, reflexão e construção de conhecimentos teóricos e práticos.

A capacitação é um espaço não só de estudo e revisão do conhecimento, mas também de diálogo e troca de experiências para que profissionais possam entender estratégias metodológicas e melhorar ações pedagógicas e as oportunidades de aprendizagem para as crianças. Por meio de leituras, atividades, pesquisas de materiais, análise de objetos, produção de brinquedos, narrativas escritas e vivências, os participantes aprendem e olhar a brincadeira e outros jogos como instrumentos educativos.

Realizado pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar, o curso é coordenado pela professora Aline Sommerhalder, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Instituição, e apresenta conhecimentos científicos desenvolvidos a partir de pesquisas acadêmicas e do livro "Jogo e Educação da Infância - Muito prazer em aprender", do qual a professora é uma das autoras. A obra foi incorporada pelo MEC como acervo da Biblioteca do Professor.

"A formação continuada é importante e necessária para que o lúdico possa ser incorporado ao cotidiano do professor. Além de analisá-lo e conhecê-lo, é preciso compreendê-lo, sempre integrado com as práticas educativas, para contribuir com o desenvolvimento integral da criança. O lúdico é um elemento da cultura, é uma linguagem, um espaço privilegiado de aprendizagem de grande valor educativo", afirma.

Com duração de 90 horas, as aulas ocorrem de 25 de agosto a 1º de dezembro. Professores e outros profissionais da área de Pedagogia que atuam na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, psicólogos, assim como estudantes de cursos de licenciatura em Educação Física e pós-graduandos interessados na temática, podem participar. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Box UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pela e-mail ufscar.cfei@gmail.com.