Curso inédito da UFSCar apresenta novo modelo de Intervenção Precoce

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021 Curso inédito da UFSCar apresenta novo modelo de Intervenção Precoce

Estão abertas, até o dia 5 de setembro, as inscrições para o Curso de Especialização Online "Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais", oferecido pela UFSCar. Com conteúdo baseado em evidências científicas e um método de ensino eficaz, a pós-graduação - inédita no Brasil e alinhada com as demandas do mercado de trabalho - apresenta os estudos mais recentes desenvolvidos na Europa e Estados Unidos. As aulas começam no dia 11 de setembro.

Pesquisas atuais têm indicado a necessidade de avanço do tratamento existente para um modelo de Intervenção Precoce chamado de "terceira geração", no qual a família é a protagonista e os profissionais atendem de modo transdisciplinar. Nesse caso, as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto natural da criança. A especialização capacita de forma humanista, crítica e reflexiva para que o profissional use métodos, protocolos e estratégias corretamente, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e de sua coletividade.

O curso ainda oferece uma visão ampla e global para a equipe de saúde atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. Coordenado pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, o corpo docente é composto por professores da própria Instituição e de outras universidades federais brasileiras, além de convidados internacionais, como os especialistas da Associação Nacional de Intervenção Precoce na Infância de Portugal, organização responsável por formações no país.

Ao longo de 17 meses, em 400 horas de duração, aulas teóricas e práticas acontecem em um encontro mensal, aos sábados. O restante das disciplinas é realizado de acordo com o planejamento de cada aluno com o apoio de tutores. Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados - podem participar. Os interessados devem se inscrever pelo site ipibrasil.faiufscar.com, no qual há mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ipibrasil@ufscar.br.