Alunos da UFSCar reformam parque adaptado da Apae

QUARTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2017 Alunos da UFSCar reformam parque adaptado da Apae

Os alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET Civil) cumpriram uma importante, e emocionante, etapa de formação na manhã desta segunda-feira (24) com a inauguração da reforma do playground adaptado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Durante dois finais de semana e muitas horas extras os alunos do PET Civil colocaram a mão na massa – e nas ferramentas, lixas e pincéis – para reformar o único playground adaptado para alunos cadeirantes da Apae São Carlos. “Conhecemos o parque com os brinquedos quebrados, fizemos um estudo, orçamento, gravamos um vídeo e conseguimos, por meio do site de financiamento coletivo, Somos Todos Heróis, arrecadar 1,2 mil reais”, explica Cristiana de Farias, integrante do PET Civil. “É incrível porque não imaginávamos tudo o que podíamos fazer, nos unimos aos nossos amigos online e conseguimos uma ação que beneficia 160 crianças”, conta Cristiana.

A coordenadora de saúde da Apae, Izabel Cristina Ribeiro, lembra que o parque foi adquirido há 10 anos pela instituição, mas que após muito uso ficou deteriorado. Embora a Apae São Carlos seja estruturada, há outras prioridades para a utilização dos recursos. “Primeiro é alimentação, saúde, fraldas”, explica.

Segundo ela, a parceria com o PET Civil foi excelente porque permitiu a reforma do parque e dos brinquedos adaptados. “O cadeirante não é só um espectador. Ele deve poder participar. A inclusão tem que acontecer”, salienta. A inauguração do playground teve apresentação do Coral Desafio da própria Apae e a participação de alunos, pais e professores.