Abril marca estreias na programação da Rádio UFSCar

QUINTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2017 Abril marca estreias na programação da Rádio UFSCar

Música, informação, arte, cultura e muita diversão. Na próxima semana, a Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, estreia sua nova temporada de programas para o primeiro semestre de 2017. Passam a ser transmitidos programas musicais, como o Rock 80 Brasil, com canções que marcaram uma geração, o Polemisongs, com controvérsias e polêmicas do mundo da música, e o Sampleô, um estudo sobre o rap e suas técnicas, a partir dos beats dos DJ’s. A música psicodélica, os clássicos do hard e do heavy metal também estarão presentes nos programas Stoner Time e Rádio Vortex. Também haverá novidades para a música eletrônica, instrumental e o jazz norte americano. As locutoras Priscila Paladino e Vanessa Torres continuam comandando a programação de segunda a sexta-feira.

Dentre as boas novas que estreiam na grade da emissora destaque para o Cume.FM - Saia do Sofá, programa voltado para atividades ao ar livre elaborado pelo grupo de montanhismo e escalada da UFSCar. Outro programa é o Educação em Debate, que aborda políticas públicas educacionais, e programas voltados aos interesses tanto de servidores como estudantes da Universidade. A divulgação científica será reforçada na programação 2017 da emissora com o programa Sem tesão, não há solução, que traz entrevistas com pesquisadores de uma forma descontraída. Também terão início programas que abordam a diversidade e questões de sexualidade e gênero, e outras utilidades públicas. A voz indígena também tem lugar garantido.

Desde sua fundação, a Rádio UFSCar prevê a criação de programas com a comunidade. Diego Doimo, gerente da emissora, conta que a maioria dos programas, tanto as co-produções como os independentes, foi selecionada por chamada pública. “Essa é uma forma democrática de acesso da comunidade, que sempre fez parte da história emissora”, frisa. Já Ronaldo Gomes, programador da rádio, conta que há novos programas. “Temos trabalhado com programas que já existiam e muitos novos, além de várias outras atrações que vão trazer mais diversidade para nossos ouvintes" comenta.

Os programas que já fazem parte da história da emissora, como Manheee, Ensino Básico em Revista, Paideia, Vozes Negras e Orelha Extra, continuam sendo veiculados, assim como programas musicais, por meio do Banquete de Hits, Hora Extra, Mixtape, Caixa de Entrada, Latitudes Latinas, Voz da Rua, As margens da cidade, Digestivo, Machina Metal, Espalha Brasa, Africanidade, Arte do Blues e o Alvorada Sertaneja.

A informação também continua presente na programação da emissora, por meio de boletins que vão ao ar durante todo o dia, assim como as notícias do esporte por meio do Memória do Esporte, que traz as músicas e as histórias de eventos esportivos do passado, e do programa Esporte Alternativo, que aborda as modalidades não tão populares. O Playbeat, uma outra novidade, ainda traz notícias do mundo dos jogos eletrônicos e curiosidades sobre games antigos. Confira os programas e horários aqui.

A Rádio UFSCar pode ser sintonizada em 95,3 FM para São Carlos e região, e para todo o mundo por meio do site www.radio.ufscar.