#ProjetoVitrine Curso de Especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher

QUARTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2017 #ProjetoVitrine Curso de Especialização de Fisioterapia em Saúde da Mulher

O corpo feminino difere do masculino em diversos aspectos. Há diferenças estruturais e de funcionamento do organismo, especialmente quanto aos hormônios. Assim, as demandas por atendimento na área da saúde também são distintas. Felizmente, com o avanço da medicina, a Fisioterapia em Saúde da Mulher foi reconhecida como especialidade em 2009 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

São cada vez mais fortes as evidências de que atuação desse profissional é muito importante na reabilitação e prevenção de diversas doenças que podem ocorrer em várias fases da vida das mulheres, como no alívio das dores pélvicas, provocadas pela endometriose, na prevenção de incontinências ou disfunções sexuais e no auxílio a um envelhecimento saudável, assim como para a reabilitação de acidentes.

No Brasil, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma instituição pública com grande tradição, oferece uma pós-graduação pioneira na área. Trata-se do Curso de Fisioterapia em Saúde da Mulher. A especialização conta com uma estrutura única no Brasil e um corpo docente com muita experiência na área. Há professores não apenas de Fisioterapia, como também de outros Departamentos, como Medicina e Enfermagem, que promovem aulas práticas, nas quais os alunos podem simular atendimentos.

O curso, que conta com cinco módulos, aborda a atenção integral à mulher, passando por conceitos sobre obstetrícia, como incentivo ao parto natural e humanizado, aleitamento materno e violência – seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), até cânceres ginecológicos. Também são tratadas políticas públicas, o desenvolvimento da saúde da mulher, procedimentos assistenciais e educacionais.

As aulas da pós-graduação, cuja gestão é da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos), são presenciais e acontecem aos sábados e domingos a cada três semanas. Podem participar apenas profissionais graduados em Fisioterapia. A seleção é realizada por meio de análise curricular dos candidatos. Mais informações no Facebook, em www.facebook.com/CEFISM, ou pelo telefone (16) 3351 9577.