UFSCar realiza jornada de Educação Musical em julho

QUARTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2017 UFSCar realiza jornada de Educação Musical em julho

A educação musical é mais do que o ensinar a tocar um instrumento. Trata-se da relação que se estabelece entre a música, os seres humanos e o mundo. Para compartilhar e vivenciar experiências deste universo, nos dias 20, 21 e 22 de julho acontece a VII Jornada de Estudos em Educação Musical (JEEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A Jornada visa auxiliar na formação continuada de profissionais para o uso da música como ferramenta de trabalho e expressão, além de incentivar o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de novas metodologias nas diversas áreas de atuação do educador. Com o tema "Educação Musical em Coletividade", serão abordados não apenas o ensino de música, mas também os espaços onde a música é feita de forma colaborativa.

O estímulo ao senso crítico em relação a questões científicas, educativas, sociais, filosóficas, culturais e profissionais no âmbito da Educação Musical também estarão em pauta no evento, assim como o incentivo à produção científica básica e aplicada na área também está dentre os objetivos da JEEM.

Os interessados em apresentar pesquisas, tanto em andamento como as já concluídas, ou relatos de experiência, podem inscrever seus resumos até o dia 15 de abril, por meio do site www.jornadamusical2017.faiufscar.com. Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais em geral podem participar. A taxa de submissão custa R$ 30,00. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados em forma de comunicação oral, com 15 minutos de duração e mais cinco minutos para perguntas.

Os trabalhos devem ter relação com o tema central do evento e se enquadrar em um dos Grupos de Trabalho, que são Educação Musical Humanizadora; Educação Musical Especial; Metodologias, conteúdos e didáticas em Educação Musical no ambiente escolar; Teorias e Práticas da Educação Musical em espaços diversos; e Diálogos com a Educação Musical.

A Jornada de Estudos em Educação Musical é organizada por professores e alunos do curso de Música da UFSCar e conta com a gestão administrativa da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos). Mais informações no site www.jornadamusical2017.faiufscar.com ou pelo email jeemufscar@gmail.com.