UFSCar lança Rede de Pontos de Cultura em São Carlos

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2016 UFSCar lança Rede de Pontos de Cultura em São Carlos

O projeto, em parceria com o Ministério da Cultura, contemplará 6 entidades culturais diretamente com recursos e promoverá ações de articulação entre as demais interessadas

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou no sábado (19) a Rede Pontos de Cultura UFSCar - São Carlos, que irá contemplar 6 entidades culturais do município com o objetivo de fortalecer as atividades que já desenvolvem. O evento, que aconteceu no anfiteatro da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, contou com apresentação do músico Fábio Valentino, a fala dos representantes da universidade e com uma oficina no período da tarde, para orientar a elaboração de projetos.

Estiveram presentes, representando a universidade, Wilson Alves-Bezerra e Luciana Salazar Salgado, ambos docentes do Departamento de Letras da UFSCar, Carla Silva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional, Renato Locileno, da Pró-Reitoria de Extensão, e Diego Doimo, da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar), além de representantes de várias entidades culturais da cidade.

“Estamos lançando um importante projeto de extensão universitária”, salientou Alves-Bezerra. Ele aproveitou ainda para salientar que a extensão é o mecanismo que permite o efetivo diálogo entre a universidade e a sociedade. “Ensino e pesquisa são atuações mais conhecidas, mas é por meio da extensão que estreitamos o relacionamento com a sociedade”, frisou.

Para Carla Silva, o objetivo dessa rede é fomentar o cenário artístico-cultural de São Carlos e fortalecer os grupos já existentes. “Pretendemos promover a articulação para além das entidades contempladas”, destacou. Luciana Salazar ressaltou sobre o apoio que a UFSCar oferecerá às entidades durante o período de inscrições. “Teremos um plantão de dúvidas e e-mails à disposição dos interessados”, esclareceu.

A Rede de Pontos de Cultura UFSCar – São Carlos faz parte do Programa Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura em 2004 – e que em 2014 foi instituído como Política Nacional de Cultura Viva – com o objetivo de incentivar as entidades culturais de todo o país a formar uma rede de criação e gestão cultural. Em São Carlos, serão contempladas até 6 entidades com R$ 60 mil em três parcelas. Além disso, serão mapeadas ações culturais da cidade e realizadas oficinas de formação. Para concorrer, as entidades precisam estar formalmente constituídas e exercendo atividades culturais há pelo menos 3 anos no município de São Carlos. Edital – O edital está disponível nos sites www.pontosdecultura.ufscar.br e www.fai.ufscar.br ou direto por aqui.

As inscrições estão abertas até às 18 horas do dia 4 de janeiro de 2017. Haverá plantão de dúvidas todas as quartas-feiras, das 14 às 16 horas até o dia 21 de dezembro, nos Núcleos de Extensão, localizados na área Norte do câmpus São Carlos, ou pelo e-mail pontosdecultura@ufscar.br. Acompanhe a página www.facebook