TERÇA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2016 UFSCar tem 25 cursos de graduação excelentes pela avaliação do Guia do Estudante

A UFSCar contará com 25 cursos de graduação avaliados como excelentes (cinco estrelas) na próxima edição do Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. Ao todo, 40 cursos de graduação foram avaliados pelo Guia, sendo que, além dos 25 considerados "excelentes", outros 13 foram avaliados como "muito bom" (quatro estrelas) e dois receberam três estrelas, o que significa "bom".

A avaliação conta com a participação dos coordenadores dos cursos de graduação, que por sua vez, preenchem um questionário eletrônico com dados específicos de cada curso. A partir deste ano, os coordenadores avaliaram cada curso utilizando três critérios: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A nota final de cada avaliador é a médias desses três conceitos. Outra novidade é que a média móvel, ou seja, a nota final do curso, passou a incorporar as notas nas duas avaliações anteriores, atribuindo pesos diferentes. As estrelas atribuídas são resultado da média das notas recebidas pelos avaliadores, que são posteriormente encaminhadas a estatísticos.

Vale destacar que não são todos os cursos das instituições que são avaliados. São considerados os cursos de bacharelado e os que oferecem os graus acadêmicos de bacharelado e licenciatura simultaneamente. Entre as licenciaturas, apenas os cursos de Educação Física e Pedagogia são avaliados. Além disso, os cursos devem ter turmas formadas há, pelo menos, um ano. Participaram desta avaliação cerca de duas mil instituições de Ensino Superior do País, com aproximadamente 30 mil cursos.

Do Campus São Carlos receberam cinco estrelas os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Biotecnologia; Ciência da Computação; Ciências Sociais; Educação Física; Engenharia de Computação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Física; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física; Fisioterapia; Gerontologia; Gestão e Análise Ambiental; Matemática; Pedagogia; Psicologia; Química; e Terapia Ocupacional. Também foram incluídos entre os melhores cursos do País, com quatro estrelas, os de Ciências Biológicas; Enfermagem; Engenharia Civil; Estatística; Filosofia; e Linguística; e com três estrelas Imagem e Som e Medicina.

Do Campus Sorocaba receberam cinco estrelas os cursos de Administração; Ciência da Computação; e Pedagogia. Os cursos de Ciências Biológicas; Ciências Econômicas; Engenharia de Produção; Engenharia Florestal; e Turismo e foram contemplados com quatro estrelas.

Do Campus Araras o curso de Biotecnologia recebeu cinco estrelas e os de Agroecologia e Engenharia Agronômica receberam quatro estrelas.

"O Guia do Estudante é um veiculo de divulgação dos cursos e da própria UFSCar que atinge todo o território nacional. A Universidade se destaca, pois nossos cursos são sempre muitos estrelados", destaca Maria Sílvia de Assis Moura, pró-reitora de Graduação Adjunta da UFSCar.

Texto CCS / UFSCar