Centro de Excelência em Pesquisa de Química Sustentável

QUINTA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2016 Centro de Excelência em Pesquisa de Química Sustentável

A UFSCar conquistou, por meio do Departamento de Química, o Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem), cujo o objetivo é o de desenvolver processos mais sustentáveis, em especial na produção de novos medicamentos. O anúncio oficial ocorreu em novembro de 2015 na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O financiamento do projeto, selecionado por chamada pública, será da Fapesp e da indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) com contrapartida da UFSCar. A gestão administrativa e financeira deste projeto será da FAI.

O CERSusChem é uma iniciativa de docentes do Departamento de Química (DQ) da UFSCar que conta com 18 pesquisadores da própria UFSCar, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A principal missão deste Centro será o de aplicar os conceitos da Química Verde no desenvolvimento de novos processos e na produção, principalmente, de medicamentos com o intuito de minimizar os impactos da contaminação do meio-ambiente por meio de produtos químicos. Serão colocadas em prática atividades de pesquisa, difusão de conhecimento e inovação tecnológica.