FAI UFSCar realiza palestra sobre importância do cuidado com saúde mental

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2025 FAI UFSCar realiza palestra sobre importância do cuidado com saúde mental

Para marcar o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e de cuidado à saúde mental, a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI UFSCar) realizou, na última quinta-feira, 24, o encontro “A Saúde Mental Dentro e Fora do Trabalho” no Auditório do Edifício COLMEEA da UFSCar. 

Durante a palestra, ministrada pela especialista em desenvolvimento de pessoa, Raiane Rocha, e pela psicóloga, Jéssica Petriz, foram abordados temas como estresse, autocuidado, inteligência emocional e síndrome de burnout, doença causada pelo estresse crônico no trabalho. 
Para Raiane Rocha, “muitos gestores e colaboradores não falam de saúde mental por receio de expor suas fragilidades e por acreditarem que isso pode impactar na visão que as outras pessoas têm em relação ao seu desempenho” – explica. 

Para termos uma ideia da gravidade do problema, em 2024, segundo dados do Ministério da Previdência Social, quase 500 mil pessoas se afastaram do trabalho por causa de transtornos mentais – maior número em 10 anos, 67% a mais que em 2023.
“Palestras como essas feitas aqui na FAI são formas importantes de prevenção, porque fazem com que os colaboradores reflitam e compartilhem mais sobre o assunto” - afirma a psicóloga Jéssica Petriz. 

A atividade faz parte do Programa de Gerenciamento de Riscos que vem sendo implementado na Fundação. Segundo o Supervisor de Gestão de Pessoas da FAI UFSCar, Alagui Marques, “a palestra é um passo inicial para cumprir a Norma Regulamentadora nº 1, que define as diretrizes gerais de saúde e segurança no trabalho no Brasil, passando a incluir os riscos psicossociais dos trabalhadores. A NR também prevê a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), que também será estabelecida na FAI UFSCar”. 

Uma das estratégias apresentadas na palestra para lidar com o estresse e a ansiedade é prática do mindfullness, conjunto de técnicas e exercícios como meditação guiada, foco na respiração e escaneamento corporal que ajudam quem pratica a focar no momento presente, observando pensamentos, sentimentos e sensações sem julgamento. Jorge Segati, comprador internacional dos projetos FAPESP, é um adepto do mindfulness. “São exercícios de respiração e outras técnicas que nos ajudam a fazer uma pequena pausa, a ter um momento de reconexão com o presente. E isso nos ajuda a tomar uma decisão melhor e a evitar conflitos desnecessários” - comenta.  

Para a Assistente de Gestão de Pessoas, Franciele Cangelaro, os aprendizados proporcionados pela palestra vão trazer benefícios para além do ambiente de trabalho. “Percebi a importância de me conhecer melhor, fazer uma autoavaliação constante e reconhecer meus limites. E identificar os padrões que me afetam, positiva ou negativamente, ajuda a fazer escolhas mais conscientes para promover meu bem-estar”.

Foto: Laura Penalva