UFSCar participa do Projeto Métricas para discutir os impactos sociais das universidades

SÁBADO, 13 DE SETEMBRO DE 2025 UFSCar participa do Projeto Métricas para discutir os impactos sociais das universidades

O que a sociedade espera da universidade pública e como prestar contas à sociedade? Para responder a essas perguntas, reitoras e reitores das seis universidades públicas do Estado de São Paulo se reuniram na quarta-feira, 10 de setembro, no II Encontro da Comunidade Métricas no Auditório da Biblioteca da FEA-USP em São Paulo. Estavam presentes a reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; o reitor da USP, Carlos Carlotti Jr.; a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção; a reitora da Unesp, Maysa Furlan; o reitor da UFABC, Dácio Matheus e o coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho.
O encontro foi aberto pelo Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, que comentou sobre o desafio de as universidades atenderem às expectativas da sociedade, inclusive participando da proposição de políticas públicas.
A reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, destacou o papel da Universidade como motor de desenvolvimento regional e citou o exemplo do Projeto Gir Leiteiro, parceria da UFSCar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com cooperativas da reforma agrária. Por meio do projeto, foi possível implantar embriões com maior produtividade no gado presente em propriedades de agricultura familiar. Ao aprimorar a qualidade genética desse rebanho, a produção passou de 5 a 10 litros por dia e por animal para 17 a 20 litros, com a expectativa de alcançar 35 litros de leite por dia e por animal, um salto importante, visto que 47% do leite produzido no Brasil vem da agricultura familiar.
“Esse é um exemplo de uma produção de conhecimento desenvolvida na universidade, que chegou à sociedade, em parceria com o poder público. Nós temos tempos muito diferentes entre academia, os movimentos sociais e os governos e esse alinhamento é fundamental para que a gente tenha esse trânsito constante”, salienta a reitora da UFSCar.

O Projeto Métricas
O Projeto Métricas foi criado com o objetivo de identificar caminhos para que instituições já reconhecidas nacionalmente em ensino superior, pesquisa científica e extensão de serviços à comunidade possam consolidar seu desempenho acadêmico, aprimorar suas competências para prestar contas à sociedade e ampliar sua presença nas comparações internacionais voltadas à excelência acadêmica.
Com apoio da Fapesp e do grupo das seis universidades públicas no Estado de São Paulo, o G6, o projeto inspirou a criação de escritórios de governança e gestão de dados em muitas universidades.

Seminários Métricas
No período da manhã do dia 10 de setembro, foram realizados os Seminários Métricas, com apresentação das iniciativas implementadas nas universidades, a partir da participação no Projeto Métricas.
Das 11 apresentações, a UFSCar participou com dois seminários: “a implementação do NAIIPEE como transformação institucional a partir da participação da UFSCar no Projeto Métricas em 2021 e em 2022” e o “Desenvolvimento de uma metodologia para a produção de indicadores sobre dados da Saúde na UFSCar”, um projeto desenvolvido no âmbito do IEAE/UFSCar.

Participaram das apresentações a Coordenadora de Informação em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar, Andrea Ferro; a Consultora em Gestão de Dados do NAIIPEE/FAI UFSCar e colaboradora do IEAE/UFSCar, Claudia Maria Simões Martinez, o Secretário Geral da SPDI/UFSCar, Rogério Fortunato Júnior; a Chefe do Departamento de Informações Institucionais da SPDI/UFSCar, Nadine Ramos; a Coordenadora da CAGDG/ProGrad, Larissa Araújo; a bibliotecária do SiBi/UFSCar e colaboradora do NAIIPEE/FAI UFSCar, Isadora Victorino Evangelista Geroto; a Supervisora do NAIIPEE/FAI UFSCar e de Comunicação da FAI UFSCar, Alessandra Kuba; o analista administrativo do NAIIPEE/FAI UFSCar, Reynaldo Sorbille e o Especialista em Gestão da Informação do NAIIPEE/FAI UFSCar, Lucas Silva.

Além de dar visibilidade a resultados obtidos com a participação no projeto e compartilhar experiências com outras universidades, a presença da UFSCar no Encontro da Comunidade Métricas potencializa a prospecção de futuros trabalhos na Universidade.