UFSCar e FAI UFSCar reafirmam compromisso com a diversidade em Formação sobre Identidade de Gênero

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2025 UFSCar e FAI UFSCar reafirmam compromisso com a diversidade em Formação sobre Identidade de Gênero

A UFSCar aprovou recentemente a Política de Identidade de Gênero, um marco institucional que reforça o compromisso da Universidade com a equidade, a dignidade humana e o respeito à diversidade. A normativa reconhece a pluralidade de identidades de gênero — incluindo travestis, transexuais, pessoas transgênero, não binárias, bem como de pessoas intersexo — e se estende a todas as unidades vinculadas à instituição, como a FAI UFSCar.

Para conscientizar e sensibilizar seus colaboradores e colaboradoras, a FAI UFSCar promoveu, na sexta-feira, 8 de agosto, o Encontro de Formação Online com o tema “Política de Identidade de Gênero na UFSCar e na FAI UFSCar e os aspectos da diversidade”. A atividade foi conduzida por Thiago Loureiro, Coordenador de Diversidade e Gênero da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE/UFSCar).

O evento integra o processo de implementação da política, que inclui ações educativas e de formação continuada. “Falar sobre diversidade sexual e de gênero é fundamental para a construção de uma comunidade universitária mais justa e inclusiva. Quando abrimos espaço para o diálogo, derrubamos barreiras criadas pelo preconceito, pela desinformação e pelo silêncio. Discutir esses temas é um compromisso com os direitos humanos, com a dignidade e com a equidade”, destacou Loureiro.

Como uma das primeiras ações de adequação à política, a Fundação instalará novas placas de sinalização inclusiva nos banheiros de suas dependências, respeitando a identidade de gênero de todas as pessoas para tornar o ambiente mais seguro e igualitário. “Iniciativas como essa promovem a compreensão da pluralidade de gênero e colaboram no combate à discriminação”, ressaltou a Coordenadora Artística da Rádio UFSCar, Vanessa Torres.

Para o advogado Marcelo Damin, do setor jurídico da FAI UFSCar, essa é uma pauta relevante e necessária. “A iniciativa da Fundação em trazer o assunto aos seus colaboradores e promover ações para a inclusão das Políticas de Identidade de Gênero reforça seu compromisso em atuar sempre alinhada aos avanços da Comunidade Acadêmica e da sociedade, com respeito, ética e eficiência”, afirmou.

O assistente administrativo Pablo França também ressaltou a importância do tema no dia a dia. “Todos nós já ouvimos comentários preconceituosos nos mais diversos ambientes e, muitas vezes, não nos damos conta do quanto eles podem machucar. A palestra é um convite ao exercício da empatia, para que possamos criar um espaço seguro para todos e uma Fundação cada vez mais inclusiva”, disse.

Transfobia é crime, enquadrada pelo artigo 20 da Lei 7.716/1989, com punição de reclusão de um a três anos e multa. 

Canais de denúncia:

Ouvidoria - falabr.cgu.gov.br - Localizada no prédio anexo à reitoria

SAADE - saade@ufscar.br / saade.ufscar.br Localizada na Área Sul da UFSCar

Cartilha “Banheiros Públicos - Uma abordagem Trans-Inclusiva”.

Foto: Laura Penalva