Setor Financeiro e Contábil “passa pente fino” nos bens da Fundação

SEXTA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2025 Setor Financeiro e Contábil “passa pente fino” nos bens da Fundação

Em fevereiro, o setor Financeiro e Contábil da FAI UFSCar efetuou o levantamento dos bens patrimoniais da Fundação. A equipe fez o que, em Portugal, significa procurar ou analisar cuidadosamente algo: “passou um pente fino” na situação dos chamados bens materiais.  

A equipe visitou todos os setores e verificou minunciosamente se o que está nos relatórios corresponde à realidade. Em todos os setores da Fundação, foi levantada a existência e as condições dos chamados bens materiais permanentes, ou seja, objetos e equipamentos que, em razão de seu uso corrente, não perdem a identidade física e/ou têm durabilidade superior a dois anos.

Durante o inventário, os bens da Fundação são identificados, localizados e a condição de uso de cada um deles é atualizada: se o equipamento ou item ainda é operacional ou se está obsoleto, quando deve ser feita “baixa” no registro (quando acontece o registro de saída dos bens patrimoniais), se necessário.

Juliana Paschoal Cardoso, coordenadora de Finanças e Contabilidade da FAI UFSCar, explica que o inventário patrimonial é essencial para o controle, a transparência e correta contabilização dos bens da Fundação. “Fazer o inventário, periodicamente, atende normas contábeis e atualiza o registro de bens da FAI UFSCar. Precisamos realizar o processo antes de executar o fechamento contábil da Fundação, permitindo, assim, que as informações patrimoniais estejam corretas e devidamente registradas em nossos demonstrativos e relatório de gestão”, explica.

 “Reforçamos, a todos e todas, a importância de zelarmos pelo patrimônio da Fundação. É nossa responsabilidade. Além disso, também é muito importante assegurar a qualidade da informação sobre os bens junto ao setor Financeiro e Contábil, indicando inclusive quando há a chamada movimentação (transferência de um item para outro setor, por exemplo), para que os registros estejam atualizados, garantindo a integridade dos controles patrimoniais”, reforça Juliana.

Em caso de aquisição, mudança de setor ou baixa de bens, os funcionários e as funcionárias da FAI UFSCar devem informar o setor Financeiro e Contábil, a partir de contato com a analista contábil, Alana Gallo (alanna.gallo@fai.ufscar.br) e com Debora Alves do Nascimento, estagiária financeira (deborah.nascimento@fai.ufscar.br).