O primeiro dia de trabalho em uma nova instituição é sempre bastante aguardado por nós com entusiasmo e dúvidas. Como será o meu ambiente de trabalho? Como será o setor que irei trabalhar? Quais as atividades que irei desempenhar? Quais as características da organização?
Para responder algumas dúvidas, dar as boas-vindas e acolher novos funcionários e novas funcionárias, a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI UFSCar) realiza uma programação de integração, e que acaba de passar por uma atualização.
“A recepção de novas pessoas é um momento de acolhimento importante para elas e para nós. Temos trabalhado para deixá-la cada vez mais agradável e informativa para as pessoas; para que desde o início sintam-se parte integrante da Fundação, sabendo da importância que a sua chegada tem para a evolução contínua das nossas atividades”, explica Reginaldo Kirisawa Baldan, gerente Administrativo e Financeiro da FAI UFSCar.
“Sextou”
A primeira novidade é a mudança no dia da atividade de integração, que saiu da segunda e foi para a sexta-feira. Parece simples, mas a mudança é importante, pois, normalmente, o clima nas sextas-feiras nas organizações é mais ameno; ao contrário das segundas, quando demandas represadas parecem desembarcar com grande intensidade sobre as estações de trabalho.
O ponto de partida da integração é uma recepção inicial, realizada pela equipe da Gestão de Pessoas, quando funcionários(as) recém-admitidos(as) recebem informações sobre as condições de trabalho e dos benefícios de recursos humanos da Fundação. Em seguida, acontece uma apresentação sobre a FAI UFSCar, com informações sobre a atuação das fundações de apoio e sua importância para as universidades e outras instituições de Ciência e Tecnologia, com destaque para a própria FAI UFSCar, evidenciando seu papel, áreas de atuação e compromisso com o desenvolvimento da Universidade. Esta atividade foi desenvolvida e assumida pela equipe de Comunicação.
Após essa etapa, iniciada com um vídeo que mostra as instalações da FAI UFSCar e termina com uma mensagem de boas-vindas do Diretor Executivo da Fundação, Targino de Araújo Filho (assista ao vídeo neste link), são realizadas as apresentações setoriais, pelas gerências de cada área da Fundação.
Na sequência, são realizadas as apresentações por cada gerência da Fundação, os novos integrantes visitam as instalações da unidade, e depois dirigem-se ao seu setor de trabalho. Eles são presenteados com um kit boas-vindas personalizado da FAI UFSCar, com caderno, caneta garrafinha de água, porta-copo, porta crachá, caneta, e um bombom.
Pertencimento
A nova proposta do programa de integração é uma iniciativa idealizada pela Gestão de Pessoas, em parceria com a Gerência de Comunicação da FAI UFSCar, que assumiu parte do programa.
Eder José Santarpio, um dos novos funcionários da FAI UFSCar, que passa a integrar a equipe de Compras, conta como foi participar da integração. “A insegurança, sentimento intrínseco ao ser humano, está sempre presente ao iniciar um novo trabalho. Contudo, o processo de integração realizado pela Fundação mitigou esse sentimento, proporcionando uma verdadeira percepção de pertencimento. Minha expectativa para essa nova fase profissional é a melhor possível. Pretendo contribuir da melhor forma para o crescimento da FAI UFSCar”.
“Para nós, da Comunicação Institucional, fazer parte, de forma efetiva, do programa de integração das pessoas que estão chegando à Fundação é muito importante. Estamos mobilizados e envolvidos no desenvolvimento de um conjunto de ações de comunicação, sobretudo direcionadas à comunidade FAI UFSCar, e esperamos que essas ações façam parte das políticas institucionais da Fundação. Além disso, é muito bom receber bem as pessoas”, comemora Analice Garcia, coordenadora de Comunicação.
Foto: Analice Garcia