“Outubro Rosa” e “Novembro Azul” reforçam a importância da prevenção nos cuidados com a saúde

QUINTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2024 “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” reforçam a importância da prevenção nos cuidados com a saúde

A saúde e a qualidade de vida foram os temas centrais de dois eventos realizados nos meses de outubro e novembro para os funcionários da FAI. As ações do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, organizadas pelo setor de Gestão de Pessoas com o apoio da Comunicação Institucional, buscaram estimular as pessoas sobre a importância da prevenção, principalmente, contra o câncer de mama e de próstata, a partir da realização de consultas e exames periódicos, além de desmistificar o cuidado e a atenção com a saúde como uma fragilidade.

“Outubro Rosa" e Novembro Azul são campanhas já consolidadas nacionalmente e aproveitamos essas temáticas para reforçar, junto aos funcionários, a importância de priorizar a sua saúde. Fizemos isso a partir do acesso à informação qualificada, com profissionais da Universidade. Com esses eventos, contribuímos para que todos e todas tenham acesso à informação e compartilhem isso com sua família e amigos”, afirma Reginaldo Kirisawa Baldan, Gerente Administrativo e Financeiro da FAI.

“Além disso, é uma importante oportunidade de apresentarmos os serviços disponíveis nos planos de saúde que a FAI oferece aos funcionários, bem como promover um momento de integração entre as pessoas”, complementou.
A programação das campanhas incluiu palestras, momento de relaxamento, com as sessões de quick massage; de confraternização, com café da tarde, e sorteio de brindes.

A palestra do “Outubro Rosa” foi ministrada pela gerontóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSCar, Ana Julia de Souza Caparrol. Com orientações para a prevenção e o autocuidado a palestrante alertou “que o câncer de mama é o de maior prevalência na população feminina e que, no estado de São Paulo, ele tem uma taxa de 56,37 casos para cada 100 mil mulheres. Por isso, realizar as estratégias de prevenção (exames periódicos, alimentação saudável e prática de atividade física) é essencial para evitar os fatores de risco para o surgimento da doença”.
Com a palestra “Novembro Azul – desmistificando crenças na saúde”, o professor do Departamento de Gerontologia da UFSCar, Fernando Augusto Vasilceac, destacou que “a prevenção ao câncer de próstata está para além da realização de exames e que hábitos de vida saudáveis são fundamentais para evitar esta e demais doenças”.