Um espaço de conexões, desenvolvimento profissional e possibilidades de parcerias entre estudantes, profissionais e empresas. Esta é a proposta da edição 2024 da Feira de Oportunidades da UFSCar: Aproximando Universitários e Empresas, que ocupa o vão aberto da Biblioteca Comunitária (BCo), no Campus São Carlos da UFSCar, no dia 6 de novembro, das 8 às 19 horas.
Quem visitar o evento vai poder entrar em contato com representantes das 22 empresas participantes e descobrir vagas disponíveis, participar de palestras sobre o mercado de trabalho, planejamento de carreira e habilidades interpessoais e firmar parcerias profissionais.
O aguardado e tradicional evento da UFSCar, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), conta com o apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI UFSCar), a partir do Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE). O Núcleo leva à Feira a Alumni UFSCar, plataforma voltada para a interação de egressos e egressas da Universidade, por meio de uma rede de conexão com a comunidade universitária, criação de oportunidades e aproximação da Universidade dos setores público e privado para o desenvolvimento tecnológico. Saiba mais sobre a Feira em www.feiradeoportunidades.ufscar.br.
Alumni “na área”
Na Feira de Oportunidades, a plataforma Alumni UFSCar se soma a outros 21 expositores, ocupando um dos estandes, para apresentar sua atuação em rede e fortalecer a conexão entre quem fez e faz parte da universidade. Além disso, a Alumni integra a programação oficial do evento. Durante a abertura, a plataforma será apresentada ao público, e, além disso, com o suporte e organização da palestra "Inspirando Novas Gerações: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Mais Justo", a ser ministrada pela egressa da UFSCar e Professora no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), Sônia Guimarães, às 17 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).
Formada em Licenciatura em Física pela UFSCar, professora no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e PhD em Física pela Universidade de Manchester (Reino Unido), Sônia Guimarães é a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil, formada em 1989, título que a levou a se tornar a também primeira mulher negra na instituição, uma das mais tradicionais do Brasil. Em maio de 2023, Sonia recebeu a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito como uma celebração dos seus 30 anos de atuação no ITA. Em dezembro do mesmo ano, foi eleita pela Bloomberg Línea uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina.