Com a proximidade do término do ano-fiscal (que, no Brasil, coincide com o ano calendário), a Fundação de Apoio Institucional da UFSCar inicia a organização e preparação dos relatórios de balanço das atividades para envio aos órgãos de controle. As equipes da Fundação já iniciaram os preparativos para a consolidação - contábil e financeira – das informações sobre as atividades realizadas ao longo de 2024, incluindo as movimentações necessárias à gestão dos projetos apoiados pela FAI.
Os relatórios de balanço precisam incluir o registro e a comprovação de todas as movimentações contábeis e financeiras. Essa necessidade determina a organização de um fluxo de atendimento para assegurar que solicitações de compras, emissão de notas fiscais, pagamento de fornecedores e de bolsas dos projetos, que precisam ser processadas em 2024, possam ser atendidas.
“Pode parecer antecipado, mas não é. Precisamos começar a nos mobilizar a partir de outubro, lembrando, por exemplo, que para muitas atividades ainda dependemos dos prazos de fornecedores para a entrega de produtos e serviços. Então, elaboramos um calendário tomando como referência o prazo para o envio dos relatórios de balanço. Isso impõe datas-limite para o atendimento das solicitações e entendemos que, de alguma forma, requer das coordenações de projetos uma atenção especial nos finais de ano”, explica o gerente de Administração e Finanças da FAI, Reginaldo Kirisawa Baldan.
Compra de bens e serviços
A definição de um comunicado geral, que inclua todas as informações relativas aos processos de compras para os projetos atendidos pela Fundação, acaba dificultando mais que ajudando. Há diferentes obrigações legais a serem observadas, em razão das especificidades dos projetos, dos diferentes financiadores e das naturezas dos processos de compras.
“Diante das demandas que temos, adotamos como premissa buscar atender todas as solicitações dos coordenadores e das coordenadoras de projetos gerenciados pela FAI. Em caso de dúvidas, pedimos para que os(as) responsáveis pela gestão dos projetos entrem em contato com a gente, na Coordenação de Projetos, para encaminharmos as orientações adequadas e acertadas”, esclarece Andrea de Souza Navarro Carvalho, coordenadora, na FAI, pelo setor responsável pelas compras dos projetos.
Pagamentos e faturamentos
Para ressarcimento, pagamentos de fornecedores, quilometragem e outros procedimentos similares, solicitações à FAI devem ser feitas até às 18h de 12/12/2024; para pagamento de bolsas, as solicitações devem ser realizadas até às 18h de 13/12/2024; e para pedidos de faturamento, as solicitações deverão ser encaminhadas até às 18h de 18/12/2024 (quarta-feira).
As solicitações recebidas após essas datas serão processadas a partir de janeiro de 2025. Já os documentos fiscais (notas fiscais, faturas e cupons), emitidos no exercício de 2024, serão pagos e/ou ressarcidos até 31 de janeiro de 2025.
Foto: Marcílio Lana/Comunicação FAI UFSCar