A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou edital para a contratação de um bolsista graduado em Física, Física Matemática ou Engenharia Física com doutorado na área de Fotônica, para atuar em projeto coordenado pela unidade Embrapa Instrumentação em São Carlos (SP). O período de inscrições, com envio de currículo e documentos, vai até o dia 19 de agosto, através deste formulário eletrônico.
O candidato selecionado irá atuar no projeto “Desenvolvimento de uma prova de conceito de campo para diagnóstico precoce de doenças com técnicas fotônicas”, para isso deve possuir experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação para atuar no desenvolvimento de instrumentação de setup óptico e sistema eletrônico para imagens de fluorescência.
Sob orientação do coordenador, serão atribuições do bolsista: participar do projeto de desenvolvimento do protótipo para obtenção de imagens de fluorescência (sistema óptico, mecânico e eletrônico); auxiliar no desenho óptico do sistema, seleção componentes e processo de automação do protótipo para obtenção de imagens de fluorescência; realizar testes do protótipo em laboratório e construir interface para operação do sistema; realizar os testes do protótipo em casa de vegetação e ajudar no desenvolvimento da plataforma para embarcar o protótipo; entre outras atividades expressas no edital.
As atividades serão desenvolvidas na sede da Embrapa Instrumentação, em São Carlos, com dedicação de 40 horas semanais. Com vigência de 14 meses, no período de setembro de 2024 a outubro de 2025, a bolsa terá o valor mensal de R$ 7.800,00.
A seleção é composta por análise dos documentos exigidos no edital e entrevista. O resultado final da seleção será divulgado no dia 31 de agosto no site da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar – responsável pelo processo seletivo – em www.fai.ufscar.br.