FAI abre processo para seleção de bolsistas em projeto sobre sistema de classificação de grãos

QUINTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2024 FAI abre processo para seleção de bolsistas em projeto sobre sistema de classificação de grãos

A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu processo seletivo para a seleção de quatro bolsistas para programa de incentivo à inovação em projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii ITECHAgro), sediada na Embrapa Instrumentação. O período de inscrições, com envio de currículos e documentos, vai até o dia 1 de agosto.  A bolsa terá vigência de 15 meses.

Os bolsistas irão trabalhar no desenvolvimento de um protótipo de um equipamento para a realização de classificação de grãos (GRAS - Grain Analytic System). Esse sistema utiliza uma série de tecnologias embarcadas, como visão computacional, ferramentas de inteligência artificial e aplicação de técnicas fotônicas, que permitem a análise das informações físico-químicas, dispensando o corte dos grãos. Essa técnica traz maior precisão e agilidade quando comparado com o processo manual com inspeção visual.

Serão quatro vagas, com diferentes perfis profissionais. A primeira vaga é para graduandos em Computação, Física, Estatística, Engenharias ou áreas correlatas, com experiência efetiva e comprovada de, no mínimo, dois anos após o Ensino Médio, em atividades de desenvolvimento nas áreas de Visão Computacional e Redes Neurais Convulsionais.  A segunda oportunidade é para profissionais com Doutorado em Computação, Física, Estatística, Engenharias ou áreas correlatas, com experiência efetiva e comprovada de, no mínimo, dois anos após obtenção do título de doutor, em atividades de desenvolvimento de software e sistemas informáticos, e experiência como Cientista de dados. Um profissional Graduado em Engenharia Elétrica, Mecânica ou Mecatrônica, com experiência profissional em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, na área de engenharia: projeto, manutenção e fabricação é o perfil buscado para a terceira vaga. E a última é para a seleção de um candidato graduando em Computação, Engenharias ou áreas correlatas, que tenha curso técnico em eletrônica e experiência efetiva e comprovada de, no mínimo, dois anos após o ensino médio, em atividades de desenvolvimento de software fullstack (backend e frontend).

CONFIRA O EDITAL. 

Todas as atividades dos bolsistas serão orientadas e supervisionadas pelo Coordenador do Projeto e vão ser realizadas em São Carlos, na Embrapa Instrumentação e na sede da empresa parceira, NCS Tecnologia Agrícola LTDA – Brasil Agritest, localizada no Jardim Macarengo. A carga horária dos bolsistas é de trinta hora semanais. A publicação dos aprovados será no dia 15 de agosto no site da FAI: www.fai.ufscar.br