FAI seleciona bolsista da área da Computação para atuar na 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites

QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2024 FAI seleciona bolsista da área da Computação para atuar na 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites

Estão abertas as inscrições no processo seletivo de um bolsista para atuar na 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI, coordenada pelo Professor Doutor Rafael Vidal Aroca, do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (DC - UFSCar). Os candidatos devem estar regularmente matriculados nos cursos de Engenharia da Computação ou Ciência da Computação da UFSCar.

CONFIRA O EDITAL.

Com dedicação de 20 horas semanais, entre as atribuições dos bolsistas selecionados, estão: participar das atividades de extensão, ensino e pesquisa previstas no projeto; contribuir na organização da Olimpíada Brasileira de Satélites (www.obsat.org.br), destacando como atividades a manutenção e atualização de website da Olimpíada Brasileira de Satélites; colaborar também no desenvolvimento de uma ferramenta web para visualização de dados de satélite em tempo real, a partir de dados captados pela estação base, também desenvolvida neste projeto; além da manutenção, e implementação de novas funcionalidades no software web para gestão de evento, já existente e desenvolvidos em linguagem específica: PHP, MySQL, HTML, CSS, JS.

A bolsa ofertada terá vigência de sete meses, sendo de abril a novembro de 2024, e terá o valor de R$643,20. Entretanto, caso o bolsista tenha concluído mais de 50% dos créditos da sua graduação, no momento da contratação, o valor da bolsa será de R$949,70. 

A seleção será composta por análise do currículo e uma entrevista com o coordenador do projeto. É necessário que o bolsista expresse a capacidade de fazer manutenção em códigos já existentes, sendo responsável pela sua compreensão e atualização conforme demanda. Serão considerados também durante o processo seletivo histórico de trabalho com programação web, banco de dados, noções de Sistemas Operacionais, conhecimento de programação em blocos, conhecimento de Frameworks de CSS como Bootstrap, Bulma e Tailwind. Caso o candidato tenha portfólio de trabalhos anteriores, também será levado em conta na avaliação.

Para se inscrever, é preciso enviar o currículo atualizado, titulação, comprovante de matrícula ou comprovação do ingresso no curso de Engenharia da Computação ou Ciência da Computação da UFSCar, documento de identidade, CPF e comprovante de residência, exclusivamente por meio deste formulário eletrônico.