Parceria entre universidades e empresas leva inovações para a sociedade

QUINTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2023 Parceria entre universidades e empresas leva inovações para a sociedade

A ciência está em todo lugar. Ela permite o avanço do conhecimento, a melhora da qualidade de vida e a resolução dos problemas da sociedade. E isso tudo graças ao que é produzido dentro das universidades e colocado em prática no dia a dia das pessoas. Para que esse elo aconteça, as parcerias entre as universidades e empresas privadas têm sido essenciais. E elas são muitas. No Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar, por exemplo, pesquisas têm sido desenvolvidas, em conjunto com uma empresa, para otimizar a produção de etanol.

Com um equipamento financiado pela empresa Fermentec, a partir de um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), estudantes, supervisionados por professores, têm coletado dados em tempo real do processo de fermentação alcoólica, como concentração de células, açúcar e etanol. "A intenção é que a gente desenvolva ferramentas baseadas em Inteligência artificial que deem suporte a usinas para melhoria do desempenho da fermentação, monitorando, por exemplo, o consumo de água de refrigeração, tudo isso baseado em recursos computacionais que serão desenvolvidos", explica Teresa Cristina Zangirolami, professora do DEQ da UFSCar. Com o uso de equipamento analítico de processo, é possível ampliar grandemente o número de informações disponíveis para gerar otimização do processo industrial. "Com isso a gente espera ganho de produtividade e eficiência na conversão dos açúcares em etanol e redução dos custos de produção", afirma Fernando Henrique Giometti, coordenador do projeto Finep na Fermentec.

Além dos editais da Finep, as parcerias entre a Universidade e empresas também ocorrem de outras maneiras. Na UFSCar, o contato pode ser feito, por exemplo, por meio da Agência de Inovação, unidade responsável por registrar e licenciar as inovações desenvolvidas na Instituição. Desde 2008, quando foi criada, até o fim de 2022, a Agência de Inovação da UFSCar depositou 280 patentes no Brasil e 63 no exterior, entre tecnologias, programas de computador, desenhos industriais, cultivares, know-how e marcas. Desse total, 218 inovações foram licenciadas.

A relação entre empresas e universidade ainda pode acontecer por meio da Unidade Materiais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) da UFSCar. "O nosso papel é ser um ponto de encontro. Aqui você tem especialistas técnicos, mas que desconhecem a necessidade das empresas. Então, todas as empresas que têm necessidade na área de materiais, e isso é muito amplo, podem procurar a Unidade Embrapii UFSCar Materiais e nós indicamos o especialista técnico do nosso corpo docente, com cerca de 1.200 professores, para colaborar com a resolução da demanda. Além disso, junto com o setor privado, a Embrapii subsidia parte do investimento no projeto", relata o professor Ernesto Pereira, Coordenador da Unidade Embrapii UFSCar Materiais.

Saiba mais na reportagem do "Na Pauta - Notícia" desta semana. O vídeo está disponível no Portal da UFSCar, no Canal UFSCar Oficial no Youtube e nas redes sociais da Universidade. Confira!