QUARTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2023 Hospital Universitário da UFSCar inaugura 29 leitos de enfermaria e dez de UTI Pediátrica

O Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) inaugurou novas áreas assistenciais (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Unidade de Internação Pediátrica) e administrativas (Apoio Operacional e Central de Resíduos). A construção contou com investimento de R$16.956.532,24, proveniente do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) do Ministério da Educação (MEC) e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra o HU-UFSCar e outros 40 hospitais no País.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou o papel estratégico do Hospital para a saúde pública de São Carlos e região, bem como para o ensino, a pesquisa e a inovação. O gestor comentou sobre a reavaliação do perfil institucional para alcançar os 212 leitos planejados até 2026, visando "cumprir fielmente o nosso compromisso institucional, a nossa missão institucional, de ter um Hospital Universitário do SUS para o SUS, que forme os futuros trabalhadores do SUS".

Chioro salientou que o investimento do Governo Federal foi fundamental para colocar em funcionamento os Blocos D e E, enfatizando a relevância que possuem na dinâmica de funcionamento da instituição. "Hoje, o que estamos inaugurando, além de uma UTI Pediátrica e da ala de Pediatria, é, também, toda uma área de apoio que tira de dentro do Hospital uma série de serviços que não deveriam estar dentro do Hospital e, portanto, libera espaço para que as próximas etapas assistenciais possam ser implementadas", ressaltou. O presidente ainda mencionou que está em fase de planejamento um novo concurso para contratação de profissionais pela Ebserh e que, no segundo semestre, pretende retornar ao Hospital para colocar em funcionamento mais uma área.

A abertura das novas estruturas representa a ampliação dos serviços prestados à população, bem como fortalece o ensino e a pesquisa, ressaltou a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira. "A inauguração representa, principalmente, a autonomia da UFSCar em oferecer cenários de prática aos estudantes e às estudantes dos cursos da saúde, cenários de pesquisa não apenas para a saúde, mas para todas as áreas de conhecimento que tenham interface com as atividades realizadas no Hospital", apontou.

A Reitora mencionou que, com o apoio da Ebserh e do MEC, o Hospital seguirá avançando para a consolidação do HU-UFSCar e fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico em prol da sociedade e do País.

A UTI Pediátrica conta com 10 leitos e a Unidade de Internação Pediátrica, com capacidade para 29 leitos, possui 17 já habilitados para o atendimento infantil. Com a abertura desses leitos, o Hospital objetiva qualificar a assistência na linha de cuidado infantil e garantir a oferta de serviços para São Carlos e região. A implementação da UTI possibilitará o planejamento da linha de cuidado em cirurgia pediátrica, especialidade com demanda reprimida no SUS regional. A UTI e a Enfermaria estão localizadas no térreo do Bloco C, com área de 2.490m².

De acordo com o Superintendente, Fabio Fernandes Neves, o HU-UFSCar possui o principal pronto-socorro pediátrico do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS3) e a falta de UTI Pediátrica ocasionava transferências. "Agora, conseguiremos cuidar de todas as crianças, inclusive daquelas que necessitam de terapia intensiva. Além dos 10 leitos de UTI Pediátrica, estamos inaugurando uma enfermaria adaptada às necessidades das crianças e mães", esclareceu. Neves enfatizou que a área infantil contou com uma forte parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que fez um aporte de 900 mil em equipamentos para atender à UTI Pediátrica e, também, teve um aporte mensal de 100 mil reais aditivados ao contrato para ajudar na manutenção dessa linha de cuidado.

O gestor destacou a relevância da ativação dos Blocos e da perspectiva de ampliação do atendimento prestado via SUS: "A mudança desses serviços para o novo local liberará uma importante área, que entrará em obras para receber futuros espaços assistenciais, como a UTI Coronariana e a Unidade de Hemodinâmica".

Após a solenidade, as autoridades visitaram os locais inaugurados e as obras em andamento, Bloco Administrativo e Unidade de Pesquisa Clínica, com previsão de entrega para o segundo semestre. Visitaram também o  Bloco D, Apoio Operacional, onde estão acomodados: o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same); os Setores de Engenharia Clínica (STEC), de Infraestrutura Física (SIF) e de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD); a Manutenção Predial, a Lanchonete e as Galerias Técnicas. Eles visitaram ainda o Bloco E e a Central de Resíduos,  que abriga os depósitos de resíduos e de roupas sujas.

O HU-UFSCar possui ambulatórios de 30 especialidades, três unidades de internação (Clínica Médica, Pediátrica e Saúde Mental) e duas de urgência e emergência (adulto e pediátrica), com 60 leitos ativos e referenciados. Os exames são ofertados à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela regulação.

Sobre a Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.