Inscrições abertas em curso básico de Fitoterapia e Farmacologia

QUARTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2023 Inscrições abertas em curso básico de Fitoterapia e Farmacologia

A Fitoterapia, área que estuda plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e no tratamento de diferentes doenças, provocando efeitos adversos em menor grau, vem sendo amplamente debatida por médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde. Esse tipo de medicamento, testado e controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estaduais, pode ser indicado para controle do estresse, de inflamação e de dores, assim como distúrbios dos sistemas nervoso central, reprodutivo, cardiovascular, digestivo, renal, imunológico e respiratório, dentre outros.

"Quando utilizados de forma correta, os produtos à base de plantas medicinais são seguros para a saúde. Por isso, o conhecimento farmacológico dos medicamentos fitoterápicos, ou seja, como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos, é importante para que a prescrição adequada seja feita, assim como a manipulação e a dispensação desses medicamentos", alerta Gerson Jhonatan Rodrigues, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar. Com uma demanda crescente por prescrição personalizada, que leva em conta as individualidades de cada paciente, cada vez mais, profissionais da saúde têm buscado capacitação nesse importante tema.

Para atualizar os profissionais da saúde em ambas as temáticas, a UFSCar está com inscrições abertas para o curso de extensão online "Princípios Básicos em Fitoterapia e Farmacologia". Médicos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas e outros interessados podem participar. As aulas ocorrem entre os dias 3 e 7 de julho e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, pelo site www.fito23.faiufscar.com. Na página, há mais informações.