Rádio UFSCar lança e-book comemorativo de 15 anos

QUINTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2022 Rádio UFSCar lança e-book comemorativo de 15 anos

Como parte das comemorações de mais um aniversário de sua emissora educativa, a UFSCar lançou o e-book "Seguimos na Sintonia - 15 anos Rádio UFSCar". O livro, publicado pela EdUFSCar, pode ser lido gratuitamente no KindleGoogle e na Livraria Cultura. Ele traz em 52 páginas um registro da história da Rádio e dos seus programas, com depoimentos de profissionais que passaram pelo veículo, representantes de entidades e autoridades, além de imagens de bastidores. Junto com a publicação, também foi lançado um documentário radiofônico, com os depoimentos presentes no livro e gravações do arquivo da emissora.

Com o lema "Escute Diferente", a emissora educativa entrou no ar em 23 de agosto de 2007. Transmitindo 24 horas por dia e 7 dias por semana desde então, a Rádio é um espaço para promoção da cidadania, de defesa da diversidade social e de prestação de serviços de interesse público. O veículo de comunicação ainda tem exercido um importante papel na disseminação da informação e da ciência com qualidade e credibilidade para toda a sociedade. Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte e com o "Prêmio ARede" de Tecnologia para a lnclusão Social", dentre outros, e sendo a primeira do País a operar com 100% de software livre (o que inclui a produção, gravação e edição de programas até sua transmissão automatizada), a emissora pública marcou a história do rádio no Brasil.

Criada para colocar a universidade em diálogo com a cidade, para levar informações sobre o conhecimento acadêmico e mostrar como a ciência pode afetar o dia a dia das pessoas, a emissora também é marcada por um jornalismo atuante. "A Rádio UFSCar passou por várias transformações ao longo desses anos, mas seus princípios definidos há 15 anos seguem os mesmos", avalia a jornalista Mariana Pezzo, primeira diretora da emissora e hoje dirigente do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar.

Para Targino de Araújo Filho, ex-Reitor da UFSCar e Diretor Executivo da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade - responsável pela concessão homologada pelo Ministério das Comunicações -, a emissora trouxe uma nova perspectiva de comunicação para São Carlos e região. "Essa rádio é da comunidade, que há vários anos, por meio de Chamadas Públicas, pode propor ideias de atrações próprias para ocupar a programação. A trajetória construída nos últimos 15 anos é muito interessante, principalmente, para a democratização da comunicação" ressalta.

Desde seu início, a emissora teve um papel fundamental de incentivo aos artistas independentes e regionais, incluindo tanto profissionais em início de carreira quanto artistas consagrados, e se tornou a casa da boa música. Grandes nomes passaram pelos estúdios da emissora, dezenas de shows foram realizados acompanhando as transformações da cena independente.

Para o professor Wilson Bezerra, diretor da EdUFSCar, ter uma emissora educativa pública antenada com a cultura local há 15 anos é de extrema importância. "O livro marca o primeiro trecho de uma história que vai ser longa. O material ficou muito bonito, bem diagramado e visualmente muito agradável", ressalta. "Com bastante criatividade e ousadia, amadurecemos muito nos últimos 15 anos. Queremos crescer e continuar evoluindo como meio de comunicação. Que a história presente neste livro seja inspiração", deseja Diego Doimo, diretor da emissora. A Rádio UFSCar pode ser ouvida em 95,3 FM, em São Carlos, e pelo site, em www.radio.ufscar.br. Mais informações na vídeo reportagem.