UFSCar inicia ações de manejo de área de vegetação do Campus São Carlos

SEXTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2022 UFSCar inicia ações de manejo de área de vegetação do Campus São Carlos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinou o contrato com a empresa vencedora do processo licitatório para a limpeza da área de 98,5 hectares que abriga os talhões de produção comercial de eucaliptos atingidos por um incêndio, em setembro de 2021. Com a aprovação do processo de chamamento público realizado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, a empresa - que apresentou a melhor proposta de compra do material e menor tempo para a realização do serviço – fará a remoção do material para garantir a segurança da área, uma vez que as árvores atingidas pelo fogo estão com risco de queda.

Os recursos adquiridos com a venda dos eucaliptos recolhidos serão utilizados para a recuperação da área atingida pelo incêndio e para outras ações do projeto de extensão para o manejo e conservação da biodiversidade das áreas de vegetação da Universidade, elaborado pela Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS). Dentre as ações, estão a construção do novo tablado da Trilha da Natureza, manutenção dos aceiros e melhoria das condições de visitação.

A iniciativa é fruto de uma das frentes de trabalho do Comitê Gestor Emergencial para as áreas de vegetação nos campi, criado para coordenar os esforços relacionados à avaliação de impacto e aos encaminhamentos necessários envolvendo o incêndio registrado no Campus São Carlos. A limpeza não atinge as áreas de vegetação nativa do Cerrado, pois estas não foram afetadas.

"O projeto consiste em um conjunto de ações integradas, envolvendo gestão, educação e comunicação ambiental, juntamente com a melhoria das condições de infraestrutura, para o manejo e conservação das áreas verdes do Campus São Carlos. Ele conta com cinco frentes de atuação que incluem as demandas de infraestrutura, diagnóstico, planejamento, plano de ação e execução das ações", destacou Erica Pugliesi, secretária geral da SGAS. O tema foi destaque da live Na Pauta, que foi ao ar na última terça-feira (25/10). Assista!