Departamento de Gerontologia completa 10 anos

QUARTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2022 Departamento de Gerontologia completa 10 anos

Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar está celebrando dez anos de atividades. Criado em 2012, com aprovação do Conselho Universitário, o DGero foi o primeiro departamento acadêmico de Gerontologia do País e tem conquistado etapas importantes no ensino, na pesquisa e extensão, além da implantação da pós-graduação na área.

O corpo docente do Departamento é formado 100% por professores com doutorado de diferentes áreas interdisciplinares que articulam o conhecimento e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em Gerontologia. Dentre seus integrantes, estão profissionais da Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Biologia, Farmácia, Direito, Ciências Sociais e Engenharia.

O DGero possui articulação internacional por meio de parcerias universitárias com centros de Gerontologia de países como Portugal, Inglaterra e Holanda. Com base essencialmente multiprofissional, articula conhecimentos interdisciplinares para formação de um novo profissional que atua nas diversas faces do envelhecimento humano nos diferentes ciclos de vida. Um dos principais desafios do Departamento é a inovação de uma profissão humanizada que atenda às novas demandas decorrentes do envelhecimento populacional, dando suporte para a oferta, articulação e gestão de serviços, produtos, programas e projetos na área da Gerontologia.

A professora Letícia Pimenta Costa Guarisco, chefe do DGero, expõe que, em dez anos de trabalho, "o Departamento obteve muitas conquistas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão em Gerontologia, com a ampliação de seu quadro docente e o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, o que permitiu sua inserção e visibilidade nos cenários nacional e internacional".

A celebração dos dez anos do DGero é concomitante com o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), simbolizando a importância da data - instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) -, para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. As informações completas sobre o Departamento, a graduação e a pós-graduação em Gerontologia podem ser acessadas no site www.gerontologia.ufscar.br.