Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) têm desenvolvido um processo de automação de soldagem TIG inédito voltado para a produção de reservatórios térmicos, o que vai garantir uma série de benefícios para o setor. Além de otimizar o método, o projeto visa diminuir o tempo de produção e melhorar a qualidade do produto final. Conrado Ramos Moreira Afonso, professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e coordenador da iniciativa, explica que, atualmente, o processo é realizado de forma totalmente manual. Sendo assim, o resultado da solda depende das habilidades manuais do profissional em cada etapa executada.
“Com o processo automatizado teremos maior resistência à corrosão, uma vez que grande parte dos vazamentos dos reservatórios ocorrem devido aos desgastes em soldas feitas manualmente”, ressalta Conrado. Além disso, a instrumentação de sensores capazes de coletar informações em tempo real das variáveis do processo e transmiti-las para um algoritmo permitirá que o sistema atue de forma eficaz no equipamento de soldagem, corrigindo os parâmetros durante a execução da solda. Outro aspecto abordado no projeto é a redução do retrabalho e pequenas variações nos parâmetros que podem interferir de forma significativa na qualidade da junta. Isso também viabilizará a execução de solda sanitária.
A técnica tem sido aprimorada em parceria com a empresa Solis e com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), por meio da Unidade UFSCar-Materiais. "Essa união é benéfica, principalmente, para a sociedade", comentou o coordenador do projeto. Já Ernesto Chaves Pereira, docente do Departamento de Química (QD) da UFSCar e coordenador da EMBRAPII-UFSCar, destaca o papel da unidade: "A EMBRAPII atuou no apoio à concretização deste projeto, permitindo uma sólida parceria entre empresa e universidade". Já o CEO da Solis, Luiz Antônio, ressalta que "a parceria com a UFSCar e EMBRAPII é fundamental para aumentarmos a qualidade, produtividade e competitividade. Temos certeza que nos equipararemos às melhores tecnologias do mundo".