QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO DE 2022 Evento marca abertura do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar

Na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, acontece a conferência inaugural do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE), da UFSCar, intitulada "A Ciência que queremos para o Brasil no mundo".

O evento contará com a participação de Sérgio Machado Rezende, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Ministro de Ciência e Tecnologia entre os anos de 2005 e 2010, que abordará o tema "Educação e Ciência para reconstruir o Brasil"; e de Helena Bonciani Nader, docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no período de 2011 a 2017, que falará sobre "Ciência e soberania em um mundo globalizado".

O evento prevê também a abertura com a Reitoria da UFSCar. Em seguida, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar e proponente da criação do Instituto, fará uma breve apresentação da concepção do IEAE. Após as palestras, acontece o debate a partir de perguntas selecionadas.

As inscrições podem ser feitas neste link. Com início às 14 horas e mediação de Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne, da UFSCar, a conferência poderá ser acompanhada pelo YouTube.

Sobre o Instituto
O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar tem a missão de identificar e estimular a colaboração entre pesquisadores que agreguem o melhor do conhecimento disponível no âmbito da Universidade, do Brasil e do mundo, sinalizando ações e caminhos para o desenvolvimento humano sustentável. Assim, o IEAE deve atuar como centro de diálogo e de informações que facilitem sua missão.

Em referência à tríade ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o Diretor do IEAE, Paulo Cesar de Camargo, o papel do Instituto é atuar como agente facilitador. "A qualidade das atividades de pesquisa, ensino e extensão deve estar fundamentada no melhor dos métodos e do conhecimento disponíveis, muitas vezes pouco visíveis em nossa comunidade", explica o Diretor.

O IEAE é composto, inicialmente, por um Conselho formado por seis membros internos e três externos, e pela Coordenação Acadêmica, formada pela Coordenação Estratégica, Coordenação de Recursos e Coordenação dos Grupos de Trabalho Temáticos. O Instituto ainda não ocupou o espaço físico, localizado na área Norte do Campus São Carlos, porém o contato pode ser feito pelo e-mail ieae@ufscar.br. Mais informações no site do IEAE.