Embrapa Instrumentação recebe inscrições em seleção de bolsista

TERÇA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2022 Embrapa Instrumentação recebe inscrições em seleção de bolsista

Estão abertas as inscrições no processo seletivo de um bolsista para o Programa de Incentivo à Inovação da Embrapa Instrumentação, em São Carlos. Doutores em Química, Física, Engenharia Agronômica, Engenharia Física, Engenharia Ambiental ou outros cursos, que tenham qualificação em técnica analíticas, e especialmente com experiências, aplicações e resultados em solos e matéria orgânica dos solos, podem participar. É preciso ter histórico de prática efetiva há, no mínimo, oito anos após a graduação, em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação.

Serão concedidas bolsas mensais de R$ 5 mil, de março de 2022 a fevereiro de 2024 (24 meses). Com dedicação de 40 horas semanais, o candidato selecionado deverá atuar no projeto “Avaliações da Dinâmica e Reatividade da Matéria Orgânica dos solos, usando métodos espectroscópicos em sistemas produtivos de algodão em Mato Grosso”, com todas as atividades orientadas e supervisionadas na sede da Embrapa Instrumentação.

O bolsista deverá realizar medidas analíticas em solos e matéria orgânica dos solos, com com as técnicas fotônicas "laser-induced breakdown spectroscopy - LIBS", "laser-induced fluorescence spectroscopy - LIFS", fluorescência de luz UV-Vis, 13C Ressonância Magnética Nuclear (13C RMN), e medidas de conteúdo de C das amostras de solos com Analisador CHN.

Além disso, também será responsável por preparar as amostras, incluindo fracionamento físico e químico dos solos, apoiar ações de coletas, promover análises dos dados com ferramentas analíticas, elaborar mapas de propriedades, e outros estudos de correlações com ênfase em C e MOS. Por fim, a pessoa aprovada na seleção terá de participar de atividades de extensão, ensino e pesquisa previstas, apresentar trabalhos relativos ao projeto em eventos e redigir relatórios periódicos e artigos científicos para publicações.

O processo seletivo é composto por análise dos documentos exigidos no edital - na qual serão avaliadas a qualificação na área de formação e a experiência com assuntos relacionados, e entrevista online para verificação de outras habilidades para o desempenho da função. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail processoseletivo@fai.ufscar.br, até o dia 15 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 25 de fevereiro, no site www.fai.ufscar.br.

Confira o Edital.
*Projeto n° 13894 - Embrapa Instrumentação - SEI N° 21185.000163/2021-84