UFSCar é destaque no Prêmio FEJESP de Educação Empreendedora 2021

SEXTA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2021 UFSCar é destaque no Prêmio FEJESP de Educação Empreendedora 2021

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se destacou no Prêmio da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) de Educação Empreendedora 2021 e conquistou dois prêmios e três certificados. A Universidade recebeu o prêmio de Melhor Universidade Pública Federal no Ranking das Universidades Empreendedoras Paulistas e o 3º lugar no prêmio Excelência do Movimento Empresa Júnior Paulista.

As certificações conquistadas foram de Instituição de Ensino Superior Federada, pela contribuição para a formação empreendedora de seus estudantes, por meio do estímulo ao Movimento Empresa Júnior na Instituição, e a de Alto Crescimento, que diz respeito à performance das Empresas Juniores (EJs) na Instituição e indica que a Universidade atingiu o valor de faturamento e número de projetos maior ou igual à soma dessas metas de suas EJs.

A UFSCar configurou-se também como uma Instituição de Ensino Superior Júnior, por ter  pelo menos 25% dos cursos de graduação oferecidos contemplados com o Movimento Empresa Júnior.  No dia 8/12, será anunciado, em Brasília (DF), o resultado do Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras 2021.

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, acompanhada da coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), Marta Cristina Marjotta-Maistro, da representante da Agência de Inovação, Patrícia Villar, da Chefe do Departamento de Informações Institucionais da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Nadine Ramos, do Secretário Geral de Relações Internacionais, Márcio Weber Paixão, e do estudante de Engenharia de Materiais e integrante do Movimento das Empresas Juniores, Marcelo Ávila, participou da premiação, realizada na última terça-feira (30/11).

Ao receber um dos prêmios, a Reitora destacou a importância de todas as pessoas que, mesmo em tempos de tantas ameaças à educação, à ciência e à tecnologia, constroem a UFSCar diariamente em busca da excelência. Além disso, reafirmou o compromisso da Universidade em seguir atuando na educação empreendedora para além de promover o desenvolvimento tecnológico na sociedade, transformando o Brasil em um país menos desigual.

"Foi com muito orgulho que recebi esse prêmio em nome da UFSCar. Ele é fruto de um importante trabalho de Extensão, com o envolvimento de toda a comunidade, que contribui significativamente para que os nossos estudantes adquiram experiência profissional ainda na Universidade. Estreamos o prêmio com o título de Melhor Universidade Pública Federal no Ranking das Universidades Empreendedoras Paulista e isso é fantástico" , destacou.

O Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) tem como proposta valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil e o compromisso das instituições em oferecer aos estudantes a vivência empresarial ainda no espaço acadêmico.

Para identificar as universidades com o perfil empreendedor, o ranking analisa seis pilares que caracterizam o empreendedorismo no Ensino Superior. São eles: Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura, Capital Financeiro e Cultura Empreendedora.

Marjotta-Maistro explica que alcançar esse resultado estadual só foi possível pela atuação conjunta das unidades e dos estudantes de Graduação para o levantamento de dados e participação nas pesquisas de avaliação. "Os certificados conquistados pela UFSCar são muito importantes, pois mostram que a Universidade também tem um olhar voltado para uma educação empreendedora", disse.