Simpósio sobre Educação no Campo em tempos de Pandemia recebe inscrições

QUINTA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO DE 2021
Simpósio sobre Educação no Campo em tempos de Pandemia recebe inscrições

De 20 a 22 de outubro, acontece o Simpósio Online "Capitalismo e Educação no Campo em Tempos Pandêmicos", realizado pela UFSCar. Pesquisadores, profissionais, estudantes e movimentos sociais estarão reunidos de forma remota para participar de mesas temáticas transmitidas pelo YouTube. Serão abordados o capitalismo e a educação; o direito à educação; e como a pandemia atingiu o setor. Professores convidados das Universidades Federais do Tocantins, da Paraíba, da Bahia e do Espírito Santo, além de docentes das Universidades Estaduais de Campinas e do Rio de Janeiro já confirmaram presença.

A programação ainda conta com apresentações de pesquisas sobre o ensino remoto emergencial com tecnologias digitais na educação no campo; políticas educacionais, desigualdade social e exclusão digital; a intensificação e precarização do trabalho pedagógico nas escolas da área rural; e movimentos sociais e educação, que têm exercido um papel ativo para garantir a oferta e a permanência da população do campo na educação escolar durante a pandemia e promovido ações na luta contra as situações de vulnerabilidade.

Dentre outros assuntos, ao longo do Simpósio Online "Capitalismo e Educação no Campo em Tempos Pandêmicos" serão tratadas as condições de uso da Internet nas escolas e o processo de inclusão dos filhos dos trabalhadores do campo; as metodologias usadas no ensino remoto levando em conta a atual situação social, política e econômica do Brasil; e a promoção de práticas para combater o desmonte das escolas rurais. O trabalho do professor, questões relacionadas a infraestrutura, as relações do educador, os impactos na saúde, os desafios e as novas demandas, assim como a necessidade de novas formações, também serão discutidos.

A transmissão do evento será pelo Canal do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (Gepec) da UFSCar no YouTube. Aqueles que desejam apresentar pôsteres, resumos expandidos ou relatos de experiências educativas bem-sucedidas na Educação no Campo, formais ou não, podem se inscrever até o dia 20 de setembro. As apresentações de trabalho ocorrerão pelo Google Meet. Os links das salas serão enviados individualmente aos inscritos por e-mail.

O Simpósio é promovido por grupos de estudos da própria UFSCar, em parceria com as Universidades Estaduais do Mato Grosso do Sul, de Goiás, do Norte do Paraná, assim como a Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto Federal do Maranhão. O formulário de inscrição para ouvintes e participantes, a programação completa, valores de investimento, e outras informações estão disponíveis na página www.educacaocampo.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail simposioedcampo@gmail.com.