Comemorando 14 anos no ar, Rádio UFSCar estreia nova programação

QUARTA-FEIRA, 1 DE SETEMBRO DE 2021 Comemorando 14 anos no ar, Rádio UFSCar estreia nova programação

A Rádio UFSCar 95,3 FM, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, completa nesta semana 14 anos no ar. Também transmitida pela Internet – no site e aplicativo –, o veículo de comunicação tem uma história de defesa e promoção da diversidade, com serviços de interesse público e divulgando o conhecimento produzido na Universidade.

Mariana Pezzo, jornalista na UFSCar e primeira diretora da rádio, lembra que a história da emissora começou bem antes de 23 de agosto de 2007. “A Rádio é um sonho antigo de várias pessoas na Universidade e até mesmo em outros espaços, uma luta pela democratização da comunicação e uma responsabilidade enorme. Um grande grupo, com muitas ideias, foi envolvido no desenvolvimento desse projeto, que acabou levando ao slogan mantido até hoje, o ‘Escute Diferente’. Muita gente veio participando dessa história, estamos em um momento em que é necessário voltar a refletir sobre o projeto editorial, mas o ‘Escute Diferente’ continua fazendo sentido, o que indica como princípios presentes naquele momento inicial seguem vivos no projeto da Rádio UFSCar”, celebra.

“Nesses 14 anos, os ouvintes da Rádio UFSCar têm sido presenteados com uma programação diferenciada, com informação, Ciência e mais de 400 músicas por dia dos mais diferentes estilos, com novidades e dando espaço para artistas independentes e locais. Temos aproveitado essa oportunidade para levar o conteúdo da Universidade para além dos muros da Instituição”, relata Diego Doimo, atual diretor artístico da emissora.

Para Targino de Araújo Filho, diretor executivo da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, responsável pela concessão da emissora, a Rádio UFSCar continua sendo um importante espaço de aprendizado, para a divulgação científica, para a cidadania e para a cultura. “A FAI investiu, no edifício, na instalação técnica dos estúdios, e foi a Rádio UFSCar que surgiu como a primeira emissora brasileira a operar 100% com software livre, dentre outros diferenciais! Fomos ousados e não paramos de investir até hoje. Em agosto, os estúdios da emissora foram reformados. Enfrentamos muitos desafios ao longo dos últimos anos, mas com muita resiliência e profissionalismo superamos cada um deles”, relata.

Em 2021, a Rádio UFSCar voltou a apresentar conteúdos informativos produzidos por jornalistas da Universidade e também por outras emissoras universitárias. Na próxima semana, uma nova grade de programação entra no ar. Ao todo, serão 35 programas, entre coproduzidos pela própria equipe da emissora com a comunidade e programas independentes. Já em setembro, deverá ser lançado um selo comemorativo de 15 anos. Mesmo com muito a celebrar olhando para o passado, as expectativas ainda são muitas. Com o início da comemoração dos 15 anos da emissora, a Rádio UFSCar planeja voltar a debater com a comunidade universitária, ouvintes de São Carlos e de outros lugares do mundo, a função e o papel de uma rádio universitária.

"É um momento de comemorar e pensar em fortalecer cada vez mais esse projeto. Desejo muitos mais anos pela frente para a Rádio UFSCar. Parabéns a todos os profissionais que passaram pela emissora, às dezenas de estagiários que se formaram na Rádio UFSCar – o que muito nos orgulha –, aos programadores e programadoras que preenchem o espaço com diferentes vozes e, claro, aos ouvintes que nos acompanharam até aqui”, conclui o diretor.