Pós em Sustentabilidade e Eficiência das Cidades recebe inscrições

QUINTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2021 Pós em Sustentabilidade e Eficiência das Cidades recebe inscrições

O aumento intenso da população urbana, principalmente nas últimas décadas, tem causado uma grande pressão em diversos aspectos socioambientais. As cidades, além de serem construídas com materiais extraídos da natureza, demandam recursos energéticos e hídricos para que seus habitantes exerçam atividades cotidianas. Sendo assim, as questões de sustentabilidade ganham, cada vez mais, importância.

Como consequência deste processo, a procura por pessoas qualificadas nas causas e efeitos do consumo exacerbado e com capacidade de propor ações integradas, com foco na água e energia para as futuras gerações, também cresce. Para capacitar esses profissionais, estão abertas as inscrições no curso de especialização em Sustentabilidade e Eficiência das Cidades e Edifícios, ofertado pelo Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar.

Ao longo de 18 meses, em 360 horas-aula, a pós-graduação online aborda temas como economia, gestão, cidades inteligentes e clima. Além disso, são tratados assuntos como sistemas construtivos, conservação e tecnologias economizadoras de água para edifícios. A grade curricular traz conteúdos sobre resíduos sólidos, drenagem, mobilidade urbana sustentável e iluminação natural. Engenheiros, arquitetos e tecnólogos atuantes tanto no setor privado como público, bem como em instituições de Ensino Superior, podem participar.

O corpo docente é formado por professores da UFSCar e de outras instituições, assim como por profissionais do mercado com grande experiência nos temas envolvidos. As aulas estão previstas para começar no dia 10 de setembro e acontecem às sextas-feiras, das 18 horas às 22h30, e aos sábados, das 8 às 18 horas. O formulário de inscrições e outras informações, como valores de investimento, estão disponíveis na plataforma box UFSCar.