Universidade oferece curso sobre Medicina Chinesa e Do-In

QUINTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2018 Universidade oferece curso sobre Medicina Chinesa e Do-In

Estão abertas as inscrições para o curso de treinamento e qualificação profissional “Introdução à prática da Medicina Tradicional Chinesa e capacitação em Do-In”, oferecido pelo Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. Graduandos e profissionais da área da Saúde com formação de nível superior podem participar. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de setembro pelo site www.medicinachinesa.faiufscar.com.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma prática integrativa e complementar milenar que está fundamentada na influência das leis da natureza sobre o processo saúde-doença no ser humano. É embasada na Teoria Yin-Yang, que interpreta todos os fenômenos naturais como opostos e complementares, e na Teoria dos Cinco Movimentos, que atribui a harmonia e o equilíbrio do corpo humano à inter-relação dos cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, água e metal).

A MTC possui várias modalidades de tratamento, como Acupuntura, Dietoterapia, uso de plantas medicinais e práticas corporais e mentais. Já o Do-In é uma técnica de automassagem que utiliza os pontos do meridiano do corpo humano para restabelecer o fluxo energético de forma curativa, ou preventiva, para desenvolver a saúde física e a serenidade mental.

O curso, que será conduzido por Renata Gonçalves, docente do DMed, e Fernanda Catarucci, doutoranda em Saúde Coletiva na Unesp e integrante do Grupo de Mapeamento de Práticas de Educação Popular e Saúde (MaPEPS) da UFSCar, acontece entre os dias 26 de setembro e 19 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 18 às 22 horas, no DMed, que fica na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. Mais informações pelo email medicinachinesa.ufscar@gmail.com.