UFSCar promove 5ª Jornada de Gestão e Análise Ambiental

QUINTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2018 UFSCar promove 5ª Jornada de Gestão e Análise Ambiental

Estão abertas as inscrições para a V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar, que será realizada de 2 a 4 de outubro. Com o tema “Áreas Naturais Protegidas”, a proposta do evento é ser um espaço para discussões técnicas, científicas e culturais sobre o assunto, integrando os membros interessados dos setores público e privado, além de dar a oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de debater com experientes profissionais as diferentes temáticas que envolvem as áreas naturais protegidas.

O professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCam) da UFSCar Victor Saito, coordenador da iniciativa, explica que, desde a Revolução Industrial no meio do século XVII, a sociedade vem aumentando de forma acelerada a utilização dos recursos naturais no Planeta. “Os impactos das nossas ações ameaçam o funcionamento de ecossistemas, bem como a biodiversidade acumulada há milhares de anos, culminando em reflexos imprevisíveis para as gerações futuras. Frente a tais ameaças, emergem as estratégias baseadas em áreas naturais protegidas, que têm como intuito a conservação da natureza, seus serviços ecossistêmicos e valores culturais associados, de forma duradoura, por meios legais ou outros meios efetivos”, afirma ele.

Nesse contexto, Saito aponta que o Brasil mantém uma posição de elevado destaque, sendo o país com mais terras protegidas do mundo: são 2,47 milhões de quilômetros quadrados. “Apesar desse número, ainda enfrentamos enormes desafios para monitorar, analisar e gerir essas áreas. Devido a tais desafios e considerando o patamar alcançado pelo País no contexto das áreas naturais protegidas, surge em bom momento a seleção desse tema como norteador da V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar”, defende o coordenador do evento.

A programação do evento, que acontece no Campus São Carlos da Universidade, inclui palestras com profissionais, professores, pesquisadores e representantes do setor privado. Também estão previstas quatro mesas-redondas com temas voltados para a criação, manejo e restauro de áreas naturais protegidas, além de uma sessão de pôster e três sessões de comunicações orais.  A Jornada é organizada pelo curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam), com o apoio do DCAm, da Universidade. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até dia 2 de outubro, data de início do evento. As vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis no site www.jornadagaa.faiufscar.com.