UFSCar e CPFL firmam acordo em projeto de eficiência energética

SEXTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2018 UFSCar e CPFL firmam acordo em projeto de eficiência energética

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a CPFL Paulista assinaram um termo de cooperação técnica para a substituição de lâmpadas comuns por LED e a implantação de usinas solares fotovoltaicas nos campi São Carlos e Sorocaba da Universidade, com investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões. Em contrapartida, a UFSCar promoverá, em São Carlos, algumas capacitações. A assinatura aconteceu em evento realizado no Hospital Universitário (HU) da UFSCar. Na ocasião, também foi apresentado o resultado do trabalho realizado na própria unidade de saúde a partir de chamada pública de 2017, no âmbito do Programa de Eficiência Energética da CPFL.

O projeto submetido por Leandro Azeka, engenheiro eletricista do HU, foi contemplado e a CPFL fez a substituição de 1.295 lâmpadas fluorescentes e reatores por sistema a LED, que são mais econômicos e eficientes. Com esse serviço, houve uma economia de energia de 129 MWh por ano, o que representa cerca de R$ 37 mil economizados anualmente. Além de contribuir com a sustentabilidade financeira da Universidade ao reduzir o valor da conta de luz, o projeto também colabora com o meio ambiente ao evitar a emissão de 12 toneladas de gás carbônico, o equivalente ao plantio de 72 novas árvores.

De acordo com a CPFL, o volume de energia economizado é suficiente para abastecer aproximadamente 53 famílias com um consumo mensal de 200 MHh, por um ano. Para o HU, a economia disponibiliza mais recursos financeiros para serem investidos na melhoria dos atendimentos. "O custo mensal para manutenção do HU é, em média, de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,8 milhões encaminhados pelo Ministério da Educação e R$ 700 mil do Fundo Nacional de Saúde. E, nesse contexto, a redução com os gastos de energia nos ajuda a investir em outras áreas que podem ampliar a qualidade do atendimento que oferecemos para a população de São Carlos", destaca Ângela Merice de Oliveira Leal, superintendente do HU.

Já o termo de cooperação assinado envolve dois novos projetos. Um deles será no Campus São Carlos da UFSCar e compreende a troca de 2.464 luminárias da iluminação externa por lâmpadas de LED e a construção de uma usina solar fotovoltaica de 2,2 KWp que será usada para fins didáticos. O trabalho da CPFL está previsto para ser realizado entre agosto e novembro de 2018. O outro é no Campus Sorocaba da Universidade, onde serão substituídas cerca de 7.433 lâmpadas fluorescentes por LED e a implantação de uma usina de 12,6 KWp que fornecerá uma parte da energia utilizada pelo Campus. Os serviços serão realizados entre outubro e dezembro deste ano.

Para Walter Libardi, Vice-Reitor da UFSCar, que coordenou a elaboração do projeto de eficiência energética da Instituição, a assinatura do termo coroa o esforço empenhando por mais de um ano e que teve a participação importante da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAI) da UFSCar e também de representantes da CPFL. Libardi aponta que "atualmente, 20% do orçamento da Universidade é destinado ao pagamento das contas de energia elétrica e que a economia gerada será fundamental em um momento que a Instituição enfrenta restrições orçamentárias significativas".

De acordo com Ednaldo