SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO DE 2018 Balanço financeiro e atividades da FAI.UFSCar em 2017 são aprovadas por Conselho Deliberativo

O balanço financeiro e as atividades realizadas pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar) em 2017 foram aprovados por seu Conselho Deliberativo - órgão máximo de tomada de decisão. Ao longo do último ano foram gerenciados 655 projetos, totalizando R$ 176 milhões em recursos, sendo R$ 70 milhões relativos a novas iniciativas. Ainda na reunião foram apresentados os setores da FAI com destaque para o funcionamento de alguns deles, como o de projetos, de compras, finanças, engenharia e o de Tecnologia da Informação (TI).

Graças aos investimentos constantes na gestão de cursos e eventos, a Fundação colheu bons resultados: em 2017 cresceu 63% em relação a 2016, especificamente nos recebimentos de inscrições, matrículas e parcelas pagas, que alcançou um faturamento de R$ 8,9 milhões. Foram 115 cursos e 41 eventos. “Os cursos e eventos da FAI cresceram e devem crescer ainda mais, principalmente depois do posicionamento do Supremo Tribunal Federal, que trouxe para a atividade maior segurança jurídica e, também, com investimentos da própria Fundação em comunicação”, afirmou o diretor Institucional da FAI.UFSCar Ednaldo Pizzolato.

Outra ação que ganhou bastante destaque na reunião foi relacionada aos projetos de eficiência energética para os campi da UFSCar, que vão ocorrer, principalmente, devido ao apoio da Fundação, sem custos operacionais. Os projetos junto às concessionárias de energia vão permitir a troca de lâmpadas comuns por LED e construir mini usinas fotovoltaicas para geração de energia a partir da luz solar. Para o Campus de Araras da UFSCar, há projeção de que a iniciativa gere uma economia de aproximadamente R$ 150 mil por ano com investimentos da Elektro Distribuidora de Energia de R$ 1 milhão.

Também foi relevante o número de processos licitatórios ocorridos no ano de 2017, vários deles relacionados ao desafio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) de investir pelo menos 8 milhões em obras dentro do próprio ano – condição  que permitiria a liberação de mais 10 milhões para a continuidade dos projetos junto a empresa brasileira de inovação e pesquisa  – e de não ter ocorrido qualquer impugnação. “Isso demonstrou a eficiência do setor de compras – em conjunto com o setor jurídico – na condução dos desafios apresentados durante o ano de 2017”, disse Ednaldo.

Dentro da apresentação aos conselheiros, também foi realçada as ações de TI como, a construção do portal de compras (www.portalcompras.fai.ufscar.br) e de obras, assim como a reorganização do banco de dados que gerou melhorias no processo de conciliação bancária. Do ponto de vista administrativo, foram enfatizadas as novas resoluções aprovadas pelo Conselho Deliberativo da FAI que permitiram melhorar processos como suprimento de fundos, adiantamento ou ressarcimento de gastos para viagens e ainda mecanismos mais seguros para contratações de serviços de pessoas físicas ou jurídicas. Além destas questões, a FAI também passou por reestruturação de equipe, melhorando a eficiência.

Na área