UFSCar oferece especialização em Fisioterapia Dermatofuncional

SEXTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO DE 2018 UFSCar oferece especialização em Fisioterapia Dermatofuncional

Estão abertas até o dia 10 de março as inscrições para o I Curso de Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A implementação da pós-graduação tem como objetivo difundir o conhecimento atualizado e fundamentado cientificamente a respeito desta temática.

A Fisioterapia Dermatofuncional foi reconhecida como especialidade em 2009, segundo resolução emitida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Apesar de ser relativamente nova no Brasil, há nesta área níveis de evidências bem sólidas sobre a atuação do fisioterapeuta na área de Dermatofuncional, englobando aspectos preventivos e de reabilitação.

A área tem como um de seus desafios capacitar os profissionais fisioterapeutas que atuam nesta esfera para que tenham olhar crítico e façam escolhas terapêuticas baseadas nas evidências científicas mais recentes. Por isso, trata-se de um âmbito que necessita constante atualização, explicam os professores Mariana Avila Vera e Richard Liebano, ambos do Departamento de Fisioterapia da UFSCar e coordenadores do curso.

No total, são 40 vagas e a carga do curso é de 360 horas-aula. O começo está previsto para 24 de março de 2018 e o término em agosto de 2019. As aulas serão a cada três semanas (com exceções) ocorrendo sempre aos sábados e domingos, das 8 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas. As aulas teóricas ocorrerão em salas de aula na UFSCar e as práticas em Laboratórios da UFSCar e na Unidade Saúde-Escola da Universidade.

Inscrições e demais informações, como plano de ensino, corpo docente e investimento, pelo site www.dermato1.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fisiodermatoufscar@gmail.com.