UFSCar tem nova pós-graduação na área de musculação

QUINTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2018 UFSCar tem nova pós-graduação na área de musculação

Está aberto o período de inscrições para a primeira turma do Curso de Especialização em Ciência do Treinamento de Força, oferecido pelo Laboratório de Adaptações Neuromusculares (MUSCULAB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o qual tem desenvolvido várias pesquisas de impacto internacional sobre a temática.

“Os alunos da pós-graduação serão preparados para conseguirem elaborar e monitorar programas de musculação tanto para saúde, como para estética e também alto rendimento esportivo”, explica o professor Cleiton Libardi, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar e coordenador da especialização.

Segundo Cleiton, a especialização também tem como objetivo preparar os profissionais para aplicarem treinamentos em diversas populações específicas, como por exemplo crianças, gestantes, diabéticos, cardiopatas, idosos e indivíduos com síndrome metabólica. Temas como treinamento funcional, nutrição e levantamento de peso olímpico também compõem a grade curricular.

Os estudantes terão módulos de bioenergética, biomecânica, adaptações neurais, musculares, cardiovasculares, avaliação física e da composição corporal, que servirão como base para os módulos de métodos de treinamento e elaboração de programas. As aulas do curso, que tem duração de 18 meses, serão quinzenais e começam em março no Campus São Carlos da UFSCar.

A Especialização em Ciência do Treinamento de Força voltado para Saúde, Estética e Alto Rendimento conta a gerência da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEX), ambas da UFSCar. Os interessados podem se inscrever pelo site www.musculab.ufscar.br, no qual há mais informações como grade curricular completa, cronograma e valores de investimento.