UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2017 UFSCar oferece curso sobre avaliação do comportamento verbal em autistas

A ciência já comprovou que detectar precocemente um problema de saúde permite pensar em um plano de intervenção coerente e que de fato melhore a vida do paciente. Tendo isso em vista, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) traduziram para o português um instrumento americano de avaliação para crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. É o VB-MAPP.

De acordo com Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia, coordenador do Instituto Lahmiei – Autismo da UFSCar, e um dos responsáveis pela tradução, o atraso no desenvolvimento da linguagem é uma das principais características definidoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). "É fundamental que o desenvolvimento da linguagem falada seja enfatizado durante o ensino", explica o professor.

Segundo ele, não há razão para que a criança com TEA não aprenda a falar, desde que não apresente prejuízos estruturais nos mecanismos de fala e audição. "A criança deve aprender o repertório de linguagem relacionado à aprendizagem de leitura e escrita para aumentar as chances de uma maior integração escolar e social", afirma o docente da UFSCar.

Com o objetivo de ensinar a aplicação do VB-MAPP e como entender e interpretar os resultados encontrados, a UFSCar oferece a profissionais da Educação e da Saúde a terceira edição do curso avançado sobre o método, nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com professores doutores em Análise do Comportamento.

“O curso sobre VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado”, defende Maria Carolina Martone, pesquisadora do Lahmiei. Para a cientista, esse conhecimento é fundamental para educadores e profissionais da Saúde que trabalham com crianças autistas porque o VB-MAPP é uma ferramenta de qualidade. "Não é o único instrumento, porém, é o mais usual e relevante agora disponível em Português", destaca ela.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.vbmapp-ribpreto.faiufscar.com.