Autismo: UFSCar ministra curso em SP sobre comportamento verbal

SEXTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2017 Autismo: UFSCar ministra curso em SP sobre comportamento verbal

O Instituto Lahmiei-Autismo, vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece a segunda edição do curso “Avançado VB-MAPP e Comportamento Verbal” em agosto na cidade de São Paulo destinado a profissionais de educação e saúde.

O VB-MAPP – do inglês Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program – que foi traduzido para o português pelos docentes do departamento de Psicologia da UFSCar, Maria Carolina Martone, coordenadora da Fundação Panda, e Celso Goyos, coordenador do Lahmiei, é um instrumento de avaliação referenciado por critérios projetados para crianças com autismo e outros indivíduos que demonstram atrasos de linguagem. A tradução do material foi finalizada em 2017 com a autorização do próprio autor, Mark Sundberg.

De acordo com Goyos, o atraso no desenvolvimento da linguagem é uma das principais características definidoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “É fundamental que o desenvolvimento da linguagem falada seja enfatizado na programação de ensino”, explica. Ainda segundo ele, não há razão para que a criança com TEA não aprenda a falar, desde que não apresente prejuízos estruturais nos mecanismos de fala e audição. “A criança deve aprender o repertório de linguagem relacionado à aprendizagem de leitura e escrita para aumentar as chances de uma maior integração escolar e social”, salienta.

O curso VB-MAPP é uma ferramenta importante para permitir uma boa avaliação do repertório da criança, suas habilidades e dificuldades no aprendizado. “Detectar precocemente os principais problemas permite pensar em um plano de intervenção coerente e que de fato melhore a vida da criança e de sua família”, explica a professora Maria Carolina.

Para Maria Carolina, é fundamental que educadores e profissionais de saúde que trabalhem com crianças autistas conheçam uma ferramenta de qualidade como o VB-MAPP. “Não é o único instrumento, porém é o mais usual e relevante agora disponível em português”, lembra.

Além de ensinar a aplicação do VB-MAPP, o curso também fornecerá elementos para entender e interpretar os resultados encontrados. Todos os professores são doutores em Análise do Comportamento. O curso será das 8h30 às 17h30 nos dias 18, 19 e 20 de agosto no Hotel Golden Tulip – rua Frei Caneca, 1199 – bairro Cerqueira César, em SP. O valor é de R$ 800,00 à vista. Confira outras opções de pagamento e valores, currículo dos professores e faça inscrição pelo site http://vbmapp2017.faiufscar.com.