SEXTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2017 Ivan Vilela e Orquestra Experimental abrem jornada de educação musical da UFSCar

A música promove naturalmente a relação entre as pessoas e abre uma série de possibilidades se ensinada, e aprendida, coletivamente. Esse é o mote da VII Jornada de Estudos em Educação Musical (JEEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho no Campus São Carlos. Na noite do dia 20, o músico, arranjador e compositor Ivan Vilela se apresenta com a Orquestra Experimental da UFSCar no Teatro Florestan Fernandes.

Veja matéria anterior produzida pela FAI.UFSCar

A Jornada da UFSCar já entrou para o calendário brasileiro da educação musical. “Nosso objetivo é trazer para o interior as discussões que normalmente encontramos nas capitais e grandes centros”, salienta Natalia Severino, docente do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. A expectativa é que mais de 100 pessoas de vários estados do país participem do evento.

“A área de Educação Musical é muito rica e cheia de possibilidades que vão além das ‘receitas’ de atividades para serem aplicadas em aula”, explica Natalia, que salienta ainda a importância da Jornada para compartilhar experiências e práticas que estão sendo utilizadas pelos educadores.

Os profissionais foram estimulados a enviarem seus trabalhos para a apresentação durante a jornada nas áreas de Educação Musical Humanizadora; Educação Musical Especial; Metodologias, conteúdos e didáticas em Educação Musical no ambiente escolar; Teorias e Práticas da Educação Musical em espaços diversos; e Diálogos com a Educação Musical. Foram inscritos cerca de 50 trabalhos.

A Jornada de Estudos em Educação Musical é organizada por professores e alunos e conta com a gestão administrativa da FAI.UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade). Veja a programação e outras informações no site www.jornadamusical2017.faiufscar.com ou pela página www.facebook.com/jeemufscar.

O tema deste ano é “Educação Musical em Coletividade”. Para saber como serão as apresentações, quais são as áreas de atuação do educador musical e um panorama histórico sobre o tema.

Confira a entrevista completa com a professora Natalia Severino abaixo.

Como começou e como está hoje a Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar?

A Jornada de Estudos em Educação Musical (JEEM) começou graças ao esforço de um grupo de alunos de Licenciatura em Música da UFSCar em mostrar todas as possibilidades sobre o ensino de música. Ela cresceu, entrou para o calendário de eventos da educação musical e passou a atrair participantes de várias partes do Brasil. Nosso objetivo é trazer para o interior de São Paulo as discussões que normalmente encontramos nas capita